Uma operação desencadeada pelo Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), intitulada ‘Operação Cristo Redentor’, resultou na apreensão de 126 aves, na manhã desta segunda-feira, 11, durante a feira livre do município de Nossa Senhora das Dores, distante 72 quilômetros da capital. Os policiais realizavam o policiamento ostensivo ordinário, quando, por volta das 8h, receberam a denúncia de que animais da fauna silvestre brasileira estavam sendo comercializados na feira livre de Nossa senhora das Dores.
A guarnição do PPAmb se deslocou até o município e constatou a veracidade da denúncia. Na ocasião, foram apreendidas 126 aves, 15 gaiolas e três viveiros. “Não foi possível identificar os proprietários dos pássaros, uma vez que estes evadiram-se do local com a chegada da guarnição”, explicou sargento Linsmar de Cristo, comandante da equipe do PPAmb.
Dentre as aves apreendidas, foram identificados 21 da espécie cabeça, 24 canários-da-terra, 16 briós, seis viuvinhos, cinco azulões e cinco ararinhas jandaia. Os animais foram soltos no habitat natural após avaliação dos policiais ambientais.
“Observamos que as aves estavam em condições de serem soltas, pois todas apresentavam aparência sadia e indícios de que haviam sido capturadas há pouco tempo, já que não se adaptavam às gaiolas. Assim, procedemos com a soltura em uma área de mata localizada entre os municípios de Carmópolis e Japaratuba”, salientou sargento Cristo, que comandou a guarnição composta pelo cabo Paulo, soldados Sanches, P. Silva e Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário