segunda-feira, 11 de abril de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU REALIZA AÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS.

Com a intenção de disseminar a cultura de paz nas unidades escolares da rede municipal de ensino, bem como nas comunidades em que as mesmas estão inseridas, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem realizado uma série de ações socioeducativas em parceria com diversos órgãos. Mobilizada numa campanha que propõe a prevenção ao uso de drogas e a redução da violência no bairro Coroa do Meio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek vem promovendo reuniões de pais para o melhor acompanhamento dos alunos, apresentações teatrais e palestras.

Tais ações estão relacionadas à execução do projeto ‘SOS Coroa do Meio', criado em 2010 e coordenado pela Semed, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), através do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia), entidades religiosas e órgãos públicos. Por meio do ‘SOS Coroa do Meio', meninos e meninas matriculados na Emef. JK estão discutindo temas transversais, como a preservação do meio ambiente, a importância da amizade e da generosidade. Os conteúdos discutidos têm ênfase nos valores humanos e despertam o protagonismo e a cidadania.

"Os pais dos estudantes estão tendo um olhar diferenciado, direcionado ao aluno. Eles são importantes agentes detectores de eventuais problemas, a exemplo do uso de drogas. São também agentes de prevenção e de apoio ao usuário, com vistas a sua recuperação", explicou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria das Graças Marques.

Comissão

A ‘Comissão de Prevenção e Enfretamento à Violência nas Escolas' foi criada para discutir e apontar medidas em benefício de professores, coordenadores escolares, servidores e alunos das escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino de Aracaju. Além da Semed, o grupo é formado por representantes do MPE; da Secretaria de Estado da Educação (Seed); dos conselhos Estadual e Municipal da Educação; Conselho Tutelar; Polícia Militar de Sergipe; e Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

"Nosso alvo é a criação de uma política pública de prevenção à violência nas escolas, daí o interesse do MPE de que os órgãos aqui representados unam forças em prol da erradicação desse mal. Por exemplo, é do interesse do Conselho Tutelar e, portanto de toda a comissão, criar uma rede de proteção à criança e ao adolescente, bem como da Polícia Militar de Sergipe de aperfeiçoar as ações desenvolvidas por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência [Proerd]", explicou a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes.

Plano de Ação

Outra comissão de enfrentamento à violência tem favorecido a comunidade escolar que tem a Emef. Deputado Jaime Araújo, localizada no bairro Soledade, seu principal espaço de aprendizagem. É formada por representantes da Semed, Associação de Moradores, Conselho de Saúde, Posto Policial, Conselho de Segurança, Centro de Referência da Assistência Social Carlos Hardman Cortes, Conselho Tutelar e entidades religiosas.

De acordo com Valdinete Paes, foi feito um diagnóstico para obtenção do índice de violência na localidade. "Em seguida, atividades artístico-pedagógicas foram realizadas com base num plano de ação, entre elas reuniões de pais para apresentação do regimento escolar da Emef. Jaime Araújo e apresentações teatrais", detalhou a coordenadora de projetos da Semed, ao frisar que as comemorações alusivas ao Dia das Mães, realizadas no próximo dia 14 na unidade escolar, deverão ser um momento propício à sensibilização dos moradores do bairro Soledade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário