quinta-feira, 7 de abril de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU PROMOVE MAIS UMA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.

Foto:  Cleverton Ribeiro

Será realizada na próxima sexta-feira, 8, a 2ª edição da campanha educativa "Chega de Acidentes" em Aracaju. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) acontece das 6h30 às 9h, no cruzamento das avenidas Barão de Maruim e Hermes Fontes, próximo a praça da Bandeira.

O objetivo é chamar a atenção e mobilizar os moradores da capital para a prevenção de acidentes por meio do cumprimento das leis de trânsito. A primeira etapa da campanha aconteceu na última sexta-feira, 01, no cruzamento da Avenida Beira Mar com Delmiro Gouveia. Na ocasião, cerca de 70 servidores da SMTT foram às ruas chamar a atenção dos condutores portando bandeiras, faixas e material informativo, como adesivos para carros e motos.

OMS

Segundo o Relatório Global sobre a Situação da Segurança Viária, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ferimentos causados por acidentes de trânsito são um sério problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

A OMS estima que cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da violência no trânsito e que 20 a 50 milhões fiquem feridas. No relatório, a OMS diz ainda que se este ritmo se mantiver, em 2030, os acidentes de trânsito serão a 5ª maior causa de mortes do mundo.

Dados

O Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito (Siatran) da SMTT divulgou as estatísticas de ocorrências gerais envolvendo veículos em Aracaju em 2010. Segundo o estudo, 7.389 mil veículos se envolveram em acidentes no ano passado, sendo 5.075 mil automóveis. Em segundo lugar estão as motocicletas, representando 12,56% do total, com 928 envolvidas em acidentes.

No levantamento, caminhonetes e caminhões também aparecem envolvidos nas ocorrências registradas na capital com 440 e 252 veículos, respectivamente. Já os ônibus estão envolvidos em 4,97% dos acidentes. Em seguida vem as bicicletas, ciclomotores, caminhonetas, micro-ônibus, reboques, semi-reboques e carroças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário