sexta-feira, 6 de maio de 2011

CAMPANHA CHEGA DE ACIDENTES CHEGA A SUA 5ª EDIÇÃO.

Foto:  Cleverton Ribeiro

Segurança, respeito e paz. Estes são alguns dos lemas da Campanha 'Chega de Acidentes', realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em sua 5ª edição na capital sergipana, a ação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 6, no cruzamento das avenidas Augusto Franco (Rio de Janeiro) com Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento), e contou com a participação dos parceiros da SMTT no Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito.

Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização, entre agentes de trânsito e voluntários. Segurando bandeiras ou distribuindo adesivos, o objetivo foi conscientizar os motoristas de que o trânsito deve ser visto como um espaço democrático, onde o respeito pelo próximo é fundamental, e que suas regras devem ser cumpridas, principalmente, o limite de velocidade.

"Quando as universidades participam da campanha, nós conseguimos atingir os jovens, que são as maiores vítimas de acidentes de trânsito. Quando os médicos e psicólogos que atendem as estas vítimas participam conscientizando os motoristas e quando empresas como a Progresso, que está aqui hoje, dialoga com aqueles que são profissionais do trânsito, nós cumprimos o papel de sensibilizar e mobilizar os diversos setores da sociedade, e isso é o mais importante", afirmou o diretor de trânsito da SMTT, Major Paulo Paiva.

Aprovação

Os motoristas mais uma vez aprovaram a iniciativa. "Vejo a campanha de maneira muito positiva. Ações como estas são necessárias porque chamam atenção da população para a importância de respeitar as leis de trânsito. Eu, que sou motorista profissional, infelizmente vejo muita gente que não respeita o sinal vermelho e que não respeita o limite de velocidade é importante que os órgãos públicos se unam para combater estas situações", declarou o motorista, Emilson Chagas.

Para o motociclista José Romilson, o crescimento do número de acidentes é preocupante e vê na campanha a possibilidade de conscientização dos condutores. "O número de acidentes com motociclistas tem aumentado muito. Praticamente todos os dias vejo um acidente no caminho que faço de casa para o trabalho. Acredito que a campanha promove a conscientização, o que pode contribuir para a diminuição dos acidentes", disse Romildo

Parceiros

Além das equipes da SMTT, participaram desta 5ª edição da campanha 'Chega de acidentes' o Conselho Regional de Psicologia (CRP), a empresa de consultoria de trânsito Omni, o Samu Municipal, representantes de autoescolas de Aracaju e a empresa de transporte Progresso. "O CRP luta por um trânsito seguro para a população. O trânsito não é feito só de carros, é feito de pessoas, e nós temos a obrigação de cuidar delas. O estresse do trânsito e os acidentes trazem traumas psicológicos. Se nós levamos para a sociedade campanhas, palestras e outras mobilizações, podemos prevenir estes traumas", pontuou a presidente do CRP, Edel Ferreira.

Conscientização

Os instrutores de trânsito da Progresso, Jadson do Santos e Genciano do Santos, também participaram da ação desta manhã. "A campanha é uma continuidade do trabalho que fazemos dentro da Progresso conscientizando os motoristas, dialogando no sentido de respeito ao pedestre, ao passageiro, ao trânsito como um todo. Nosso trabalho é preventivo e de combate aos acidentes. Ficamos felizes em passar uma pouco da nossa experiência adiante", disse Jadson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário