quinta-feira, 5 de maio de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU NEGOCIA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE MÉDICOS.

Desde que assumiu a secretaria de saúde do Município, o vice-prefeito Silvio Santos determinou que sua equipe trabalhasse diuturnamente para solucionar o problema das escalas médicas nas urgências dos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Para o secretário, ao longo dos cinco meses da sua gestão, muitos avanços já foram alcançados.

A regularização da escala do Hospital Nestor Piva, a reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel e a capacitação de profissionais para a humanização no atendimento são algumas das mais recentes conquistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no setor de pediatria. Silvio Santos explica que a secretaria também está adotando medidas administrativas para contornar as dificuldades financeiras.

"A SMS trabalha com os recursos financeiros já previamente destinados na folha do município. E, mesmo sem a injeção de novos recursos, foi possível fechar a escala completa de clínicos e cirurgiões no Nestor Piva e readequar a escala de pediatria no Fernando Franco. Aliás, há mais de 60 dias, o Nestor Piva não apresenta problemas de falta de médicos e, em breve, esta questão também será sanada no Fernando Franco", diz.

Segundo o secretário, a escala de médicos no setor de emergência do Hospital Fernando Franco vem se mantendo regular. O único déficit no quadro de pediatras do hospital concentra-se especificamente no setor de atendimento clínico. "Nós estamos prestando um serviço de qualidade na área de emergência pediátrica. Ainda estamos nos readequando ao fechamento da escala do quadro clínico do Fernando Franco, mas estamos nos empenhado para negociar com os médicos e melhorar o mais rápido possível esta situação", explica Silvio Santos.

Ainda segundo o secretário, novas negociações estão em andamento para a contratação de médicos em caráter emergencial no Fernando Franco. "A contratação emergencial já está a caminho. Em curto prazo, esta questão será resolvida. Além disso, estamos avaliando a possibilidade de realizar novos concursos públicos para a contratação de médicos. Só que, no caso do concurso, as exigências legais para sua realização demoram um pouco mais e, por isso, só em breve é que será divulgado o edital de abertura do processo seletivo", afirma.

Dificuldades

No final do ano passado, o atendimento clínico pediátrico esteve suspenso nas clínicas e unidades de saúde privadas, o que sobrecarregou o serviço nos centros de saúde da rede pública. Além disso, nesta mesma época, o quadro de médicos dos hospitais municipais estava em processo conclusivo de completo preenchimento. Mesmo reconhecendo algumas dificuldades enfrentadas na área, Silvio Santos reafirma o compromisso da PMA em melhorar o serviço de saúde da cidade.

"As dificuldades são reais. Mesmo com a escala completa de médicos, é possível que falte médicos em alguma unidade hospitalar do município. No caso da pediatria do Fernando Franco, estamos dispostos a firmar um compromisso, junto à classe médica, para prestar um serviço de atendimento mais digno e de qualidade à população. É importante que a sociedade reconheça o esforço que nós estamos desenvolvendo e, a curto prazo, o nosso objetivo é sanar rapidamente estes problemas", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário