sexta-feira, 3 de junho de 2011

HOSPITAL E MATERNIDADE DE SÃO CRITÓVÃO FUNCIONARÁ COMO UPA 24 HORAS.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, visitou, na última quinta-feira, 2, as obras do Hospital e Maternidade Nossa Senhora dos Passos de São Cristóvão, que é uma unidade filantrópica e será transformado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A visita foi acompanhada pelo prefeito do município, Alex Rocha, e autoridades locais, a exemplo do presidente da câmara municipal, secretários municipais, diretores do hospital, conselheiros municipais de saúde e engenheiros responsáveis pela obra.

Cômodo por cômodo, ala por ala, foram vistoriados pelo secretário que observou cada detalhe da obra e falou sobre os leitos que serão implantados. “Essa unidade tem previsão para atender 44 leitos, porém, 10 serão destinados à obstetrícia, uma vez que um município do porte de São Cristóvão necessita desse tipo de serviço”, afirmou Antônio Carlos Guimarães.

De acordo com Antônio Carlos Guimarães, a transformação da unidade filantrópica em uma UPA 24 horas faz parte de um projeto de parceria entre a Instituição Filantrópica Hospital e Maternidade Nossa Senhora dos Passos, secretarias municipal e estadual da Saúde para adequação da unidade. “Essa parceria fará com que a unidade se enquadre no padrão de ambiência e de equipamentos preconizados na Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, que vem sendo implantada desde 2007 pelo Governo do Estado”, disse o secretário.

Leitos

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora dos Passos, que tem sua previsão de conclusão de obras no mês de janeiro de 2012, terá uma função dentro da rede hospitalar do Estado, como unidade de baixa complexidade – pacientes sem gravidade.

“Os 44 leitos hospitalares, além dos leitos obstétricos onde serão realizadas em torno de 300 partos por mês, terá financiamento do Ministério da Saúde para atender urgências e terá leitos de retaguardas. Os leitos de retaguarda são para pacientes internados em hospitais maiores e que estão em fase de conclusão do tratamento e precisam do cuidado de fisioterapeutas, nutrição e enfermagem”, explicou Guimarães.

Expectativa

Para a diretora de filantropia do Hospital e Maternidade Nossa Senhora dos Passos, Magna Barroso, com a adequação e a reforma da unidade realizada pelo Governo do Estado, São Cristóvão terá um novo hospital. “O município vai ganhar um presente e a população, na hora que ver a obra pronta, não vai acreditar. A gente trabalhava em um hospital sem muitas condições e com equipamentos quebrados e hoje a gente vai ter uma unidade completa”, disse a diretora.

Já o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, ressaltou a mudança que a unidade trará para o município e região. “Depois de desativada a unidade nós tivemos muitos problemas, pois tínhamos que levar os pacientes para a capital. Vamos equacionar os problemas da população com mais agilidade e com serviços de alta qualidade”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário