sábado, 11 de junho de 2011

MONTAGEM DA ESTRUTURA DO FORRÓ CAJU CHEGA À FASE FINAL.

Dezenas de pessoas trabalham a todo vapor para garantir a beleza e a segurança da maior festa junina do país, que tem início na sexta, dia 17.

Foto:  Lízia Martins

A seis dias do início do Forró Caju 2011, a estrutura da festa já está quase pronta. Nessa fase final de preparação, uma grande equipe trabalha a todo vapor para garantir a beleza e a segurança da maior festa junina do país, que tem início na sexta, dia 17. Mais de 130 atrações vão animar o evento, atraindo uma média de cerca de 100 mil pessoas em cada uma das 12 noites de Forró Caju.

A praça de eventos Hilton Lopes, localizada no centro dos mercados municipais, tem três entradas - uma principal e duas laterais - com cerca disciplinadora, e três palcos - dois principais medindo 14 x 14 m e um alternativo de 12 x 12 m. "Toda a estrutura principal dos palcos já está pronta. Já estamos trabalhando no acabamento, que é a parte final", afirma o assessor de eventos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Francisco Carvalho Silva.

Também já estão montados o arraial para apresentação de quadrilhas e trios pé-de-serra, localizado na Passarela das Flores, os 11 camarotes dos patrocinadores, apoiadores e imprensa, além do Camarote da Acessibilidade, destinado a pessoas com dificuldade de locomoção.

"A capacidade total dos camarotes de de mais de 900 pessoas. Já construímos também duas escadas duplas de acesso aos camarotes, além da escada de emergência no primeiro pavimento dos camarotes", complementa o técnico em eletricidade Lairton Messias, funcionário da Pró-Show, empresa contratada pela Prefeitura para montar a estrutura do Forró Caju.

Segurança

No posto de comando, espaço destinado às equipes que vão garantir a segurança e a integridade dos forrozeiros, 18 toldos abrigam os estandes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Direitos Humanos e Conselho Tutelar. No posto da Polícia Civil, os espaços de triagem, cartório e o gabinete do delegado servirão para reforçar o trabalho de segurança.

A Polícia Militar vai mobilizar cerca de 2.350 policiais durante as 12 noites do Forró Caju. Na área interna da praça de eventos, eles estarão distribuídos em patrulhas nos portões de acesso, postos elevados e nas cabines de desarmamento. A novidade este ano é que a PM também controlará as saídas de emergência, para evitar a entrada de pessoas por estes locais.

Também haverá um rígido controle da entrada de pessoas na festa, para que, assim que a capacidade do local for atingida, os portões sejam fechados. "Faremos isso este ano para que possamos ter controle da quantidade de pessoas na festa, pois não podemos permitir que haja um público maior do que o local comporta", afirma o representante da PM.

Emsurb

Com o objetivo de assegurar conforto e bem estar ao público, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será responsável pela limpeza diária do local da festa e também das suas imediações. "Os agentes vão realizar os serviços de varrição do local, lavagem da área e recolhimento do lixo", informa Antônio Carlos, diretor de Espaços Públicos da Emsurb.

A Emsurb é responsável pela organização dos bares e barracas, ordenamento do comércio ambulante e instalação de banheiros químicos. "Serão distribuídos no local 250 banheiros químicos para atender a demanda e dar o suporte necessário ao público", afirma o diretor de Espaços Públicos.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu- 192) disponibilizará ambulâncias, profissionais e uma estrutura completa para dar assistência aos forrozeiros que precisarem de atenção médica durante a festa.

Segundo a coordenadora do Samu Municipal, Waneska Barbosa, o posto médico montado no Forró Caju contará com 12 leitos, 30 funcionários por noite, entre os quais médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e dois supervisores. "Contaremos com o suporte de duas viaturas que estarão presente no local em todos os dias do evento para aqueles casos que precisem de remoção para um atendimento mais específico", afirmou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário