quinta-feira, 2 de junho de 2011

PARA ANA LÚCIA "SALÁRIO DE PROFESSOR NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO".

A permanência do impasse entre o magistério estadual e o governo levou a deputada estadual Ana Lucia a cobrar uma posição dos gestores da Secretaria de Estado da Educação e lembrar que as reivindicações da categoria estão baseadas em direitos conquistados em vários anos de luta. “A categoria permanece em greve, em vigília na Assembleia Legislativa”, lembrou.

A parlamentar afirma que a categoria busca o apoio e a compreensão dos deputados para a luta do magistério. Ana Lucia alega que há uma diferença entre as duas interpretação que envolvem professores e governo. Segundo ela, o Estado “insiste que é para o professor de nível e não deve repercutir na carreira”. E defende que o governo deve apresentar uma alternativa que não divida a categoria. “São trinta e dois anos de luta e de conquistas com muito sacrifício. Pelo piso, são 23 anos de luta”, emendou.

A deputada disse que a proposta apresentada, da forma forma como infuencia na carreira, não será aceita. “Lutamos trinta e três anos para ter um plano de carreira e o piso é um dos elementos da carreira. Está claro nas constituição Estadual e Federal”, explica. De acordo com Ana Lucia, a legislação de 1997 já dizia isso e houve descaso e falta de compromissos de governos anteriores. “Precisamos entender a legislação da Educação, que é complexa, a escola pública, que têm solução, têm alternativa”.

“Os deputados precisam pressionar os estados, os municípios e o governo federal por mais verbas. Não podemos aceitar que nenhuma categoria gere despesa, isso só acontece com os professores, não pode ser”, lamentou a deputada, que tem uma visão diferenciada. Para ela, salário do magistério não é gasto, é investimento. Ana Lucia insiste que é preciso respeitar o Piso Nacional dos professores e admitir que a carreira do Magistério é única. Para ela, a carreira começa com o nível médio, com os professores primários que desde a década de quarenta enfrentam este conservadorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário