terça-feira, 3 de setembro de 2013

JACKSON REITERA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO NA ABERTURA DA REUNIÃO AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.

“O compromisso com a Educação está marcado na história da minha vida pública”. Com esta afirmação, o governador em exercício Jackson Barreto contextualizou o seu sentimento de alegria em constatar a realização de um fórum determinante para os destinos da educação brasileira em Sergipe.  Com o tema “Sergipe de mãos dadas para o fortalecimento da Educação Brasileira”, a Reunião Ampliada do Conselho Nacional de Educação foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 3, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, contando com autoridades, parlamentares e representantes dos conselhos de todo o país.
O governador em exercício comemorou o fato deste evento ser realizado em Sergipe por ocasião das comemorações dos 50 anos do Conselho Estadual de Educação. “É uma alegria ver que este evento, que terá um papel determinante para os destinos da educação de um país que busca o seu desenvolvimento, se realiza em nosso estado e num momento de festa para o nosso Conselho Estadual de Educação, ao completar 50 anos”, afirmou Jackson Barreto.
Na ocasião, o governador externou um desafio feito à presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Eliana Azevedo, em buscar promover a erradicação do analfabetismo nos municípios que apresentam o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Sergipe.
“Ao assumir a presidência, a professora Eliana me procurou e questionou sobre alguma ação que poderia marcar a história de atuação do Conselho Estadual, eu propus um desafio, o de buscar os municípios com menor IDH e, com o auxílio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, buscar erradicar o analfabetismo nestas localidades. Esta seria uma vitória marcante para o Conselho e para todo o povo de Sergipe”, revelou o governador.

Papel da Educação Pública
Reafirmando a compreensão do papel da educação pública, o governador em exercício relembrou de fatos correlatos à sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Aracaju (1986) quando, através de uma pesquisa, detectou que havia 14 mil crianças de 7 a 14 anos fora da escola, pela simples falta de escolas na capital. “A partir de então, junto com o então secretário, professor Jorge Carvalho, iniciamos uma ação que culminou com a construção de 23 escolas na periferia de Aracaju e a construção de um patamar salarial para os professores que superava os professores do Estado”, relatou Jackson Barreto. “Se eu estou aqui nesta cadeira, como governador em exercício, devo isso à educação pública. Eu tenho compromisso com uma educação pública de qualidade, pois sei da importância dela na minha própria vida”, reiterou Jackson Barreto.
O governador também fez um relato do conjunto de investimentos da atual administração em Educação, que já supera a cifra de R$ 100 milhões, em reformas, ampliações, reconstruções e instalação de novas unidades, além dos mais de R$ 52 milhões investidos na construção e equipamento de escolas profissionalizantes em diversas regiões do estado. “Esse é o caminho. Pois, se esse país busca o desenvolvimento, esse resultado só será alcançado com o investimento em educação. É isso que transforma a sociedade e a vida dos cidadãos”, contextualizou.
Nesse sentido, o governador em exercício também comemorou uma conquista histórica para os sergipanos, sobretudo os sertanejos, a partir daconfirmação da implantação de um campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão. “Essa é uma conquista histórica da qual tenho orgulho em ter participado decisivamente. É a marca de um compromisso de toda uma vida em prol da educação que pretendemos deixar para as futuras gerações”, enfatizou Jackson Barreto.
O governador também antecipou que breve serão anunciadas medidas para fortalecer a presença dos professores em sala de aula e outras ações correlatas para fortalecer e dinamizar as práticas operacionais no âmbito do Magistério Estadual.
Metas e Compromissos 
Já o senador cearense Inácio Arruda, que representou o Senado Federal, através da Comissão de Educação, mencionou a importância desse evento que pretende produzir resultados para a evolução do conjunto da educação brasileira. “É um orgulho estar aqui em Sergipe constatando o envolvimento e o compromisso dos gestores e dos profissionais com a evolução da educação. Esperamos que daqui saiam diretrizes que tornem cada vez mais profícua a proposta de um Sistema Nacional de Educação que seja determinante e produza efeitos positivos no contexto social e econômico do país”, vaticinou.
Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Eliana Borges Azevedo, a realização da reunião do Conselho Nacional de Educação em Sergipe é um momento histórico. “Este é um momento ímpar na história de Sergipe e marcante na história do Conselho Estadual de Educação. Nosso compromisso é com a construção de uma educação de qualidade que tenha um sentido transformador. Esse é o compromisso da minha para as futuras gerações e é nisso que empenhamos nossa energia”, sintetizou a professora.
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas descreveu a felicidade em receber em Sergipe a oportunidade de protagonizar as discussões sobre os destinos da Educação. “É uma oportunidade importantíssima de contar com a participação de conselheiros de todo o país na discussão de temas relevantes e determinantes para os rumos da educação no país como um todo. Em Sergipe, temos a preocupação em fortalecer o Magistério, valorizando a autoestima do professor, o que também valorizará a ação junto aos estudantes”, frisou o secretário, ao mencionar os esforços envidados para a melhoria da estrutura física das unidades.
Sistema Nacional
A consolidação do Sistema Nacional de Educação foi o ponto defendido pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, o ex-reitor da UFS e ex-secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima. “Para isso é necessário que a União, estados e municípios trabalhem em conjunto, unificando e evitando duplicação de esforços para um mesmo fim, e para que trabalhemos a mesma ideia do que é uma educação de qualidade. Nesse sentido, o trabalho dos conselhos, nacional, estaduais, municipais é fundamental, já que são eles que fazem a interpretação da legislação educacional. Esse será um dos principais focos que trabalharemos aqui”, pontuou.
Participação 
Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Claudio Dinart Déda Chagas, o promotor do Direitos à Educação do Ministério Público de Sergipe, Fausto Valois, o deputado estadual Antônio dos Santos, representando a Assembleia Legislativa; a secretária municipal de Educação de Aracaju, Márcia Valéria, que representou o prefeito da capital, João Alves Filho, o juiz Carlos Rebêlo, representando a Justiça Federal em Sergipe, o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, representando o Tribunal de Contas, a presidente do Sintese, Ângela Melo, o professor Antônio Ponciano , representando a UFS, os reitores da Unit e Pio X, respectivamente Jouberto Uchôa e Sebastião dos Santos, dentre outras autoridades, secretários de Estado e representantes de instituições ligadas à Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário