terça-feira, 1 de outubro de 2013

FEIRANTES CERTIFICADOS APROVAM CURSO EM ALIMENTOS SEGUROS.

Mais seguros quantos às normas sanitárias de comercialização alimentar, os feirantes da capital sergipana já começam a sentir melhorias significativas no ambiente de trabalho, após a conclusão no curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros, que teve as suas primeiras turmas certificadas durante cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 30.
Aliando o exercício prático a um conteúdo atualizado e pertinente à realidade das feiras locais do município, o curso ajudou os 150 participantes das cinco primeiras turmas no esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos de adequação sanitária exigida pelos órgãos de fiscalização, como também trouxe novas perspectivas de mudança para a imagem de descuido e sujeira associada ao ambiente das feiras por muitos consumidores.
De acordo com a comerciante Malva Gomes dos Santos, dona de uma loja de chá e produtos naturais no Mercado Albano Franco, o conteúdo desenvolvido no curso já está sendo aplicado na sua rotina profissional, inclusive se estendendo para a estrutura física da sua loja que também apresenta algumas melhorias. 
"A cara da loja já mudou e pude empregar algumas melhorias. Mas o que eu acho mais interessante é o empenho e a urgência que todos estão colocando em melhorar as feiras e o mercado. Nós percebemos que todos estão preocupados em afastar uma imagem negativa, de descuido e sujeira que o mercado estava alimentando. Acho que agora estamos todos empenhados em melhorar a qualidade das nossas feiras", fala a comerciante.
Já segundo a dona Anizia Francisca da Silva, vendedora de frutas na feira do Augusto Franco, o curso estimulou a sua vontade de trabalhar e trazer um diferencial de produtos ofertados ao público. "Vendo há mais de 50 anos e, mesmo com todo esse tempo de trabalho, sempre tem alguma coisa para aprender, e esse curso me ensinou muito e ainda aumentou minha vontade de continuar trabalhando. Algumas pessoas falam que tenho que me aposentar, mas eu vou vender enquanto eu puder, porque gosto muito", afirma a feirante, uma das primeiras formandas a receber o certificado na cerimônia.
Transformação
O curso de capacitação foi promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação ao Trabalho (Fundat), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O conteúdo foi dividido em aulas práticas e teóricos, completando uma carga horária de 15 horas. O projeto ainda foi realizado com a participação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Vigilância Sanitária.
De acordo com presidente da Fundat, Gláucia Guerra, a capacitação surge como uma necessidade de adequação higiênica das feiras, minimizando o problema da imundície e insalubridade apresentado em alguns locais de comercialização ao ar livre.
"Este é um trabalho de fundamental importância, pois Aracaju tem vivido um problema sério com relação à higiene das feiras e foi com base nessas necessidades, na realidade dos feirantes e nas demandas da Vigilância Sanitária que este cursos foi pensado e configurado", afirma Gláucia.
Para a vice-presidente da Emsurb, Sela França, o curso presta um serviço de grande importância à comunidade, tranquilizando a população sobre a procedência dos alimentos consumidos. "A Emsurb se mostra muito satisfeita em comemorar a conclusão desta etapa do curso para feirantes. Com esse projeto, a Prefeitura de Aracaju presta um serviço de grande importância para toda a comunidade. A iniciativa abrange tanto a organização dos produtos quanto a higiene pessoal dos feirantes, pois os leva ao conhecimento da prática correta de manipulação de alimentos e da segurança alimentar em feiras livres e até a de formalizar o próprio negócio", afirma Selma França.
Na avaliação do diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral, a parceria entre Prefeitura de Aracaju e Sebrae deve ser fortalecida, ainda mais com a previsão de capacitar 1.250 alunos até dezembro deste ano. "Todas essas pessoas recebem noções simples, mas que são muito úteis em seu dia a dia. Esperamos fortalecer ainda mais essa parceria para levar as orientações a todos os feirantes que atuam em nossa capital", conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário