terça-feira, 21 de julho de 2009

DEFENSORIA PÚBLICA AJUIZA AÇÃO PARA SUSPENDER COBRANÇA PELO USO DE BANHEIROS NOS TERMINAIS.

Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo de Direito do Consumidor, ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado de Sergipe e a empresa Socicam, a qual administra os terminais rodoviários Governador José Rollemberg Leite e Luiz Garcia, com pedido de liminar para que seja suspensa a cobrança pelo uso dos banheiros nos terminais.

Os defensores responsáveis pela ação, Alfredo Carlos Nikolas de Figueiredo e Jesus Jairo Almeida de Lacerda, também solicitam que a taxa seja suspensa imediatamente, enquanto o processo é julgado. O Núcleo, após receber reclamações em inspeção, constatou que os usuários são cobrados pela utilização dos banheiros quando necessitam fazer suas necessidades fisiológicas. “Muitas vezes o cidadão carente deixa de usar os banheiros por não ter dinheiro para pagar. Além disso, não há um critério para distinguir quem possui condições financeiras para efetuar o pagamento no momento de usar os referido banheiros, afetando, assim, a dignidade do cidadão”, explica o defensor público, Alfredo Figueiredo, acrescentando que a Defensoria Pública moveu a ação fundamentada no Código de Defesa do Consumidor e Constituição Federal.

A Defensoria Pública observa que o consumidor e usuário do serviço, além de pagar pela taxa de embarque e estacionamento, precisa pagar pelo uso do banheiro. “No Aeroporto e nos dois Shopping Center o usuário utiliza de forma gratuita o sanitário, já nas rodoviárias é compelido a pagar”, compara Figueiredo.

Fonte: blog da jornalista Kátia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário