terça-feira, 28 de julho de 2009

SOBE PARA NOVE OS CASOS DE GRIPE A EM SERGIPE.

Mais um caso de gripe A foi confirmado em Sergipe. Com este, já são nove confirmações da doença causada pelo vírus influenza A (H1N1) no Estado. O paciente, um adulto jovem, havia viajado para a Argentina e o Chile e ao retornar apresentou sintomas leves da gripe A. Depois de ter ficado alguns dias no isolamento domiciliar, sendo acompanhado pelos médicos, o paciente teve alta e seu estado de saúde é bom. Segundo o infectologista Marco Aurélio Góes, até agora todos os casos registrados em Sergipe têm histórico de viagem ao exterior.

No entanto, neste momento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já começa a investigar pacientes que apresentem sintomas graves de gripe, mesmo que estes não tenham saído do país ou estado em áreas onde o vírus H1N1 esteja circulando. “Estamos observando pacientes que apresentem casos mais graves de gripe, objetivando saber se já existe a circulação de vírus da gripe A em Sergipe”, explicou Marco Aurélio.

Além dos nove casos confirmados da nova gripe no Estado, entre os pacientes que estavam sendo monitorados foram confirmados quatro casos de gripe comum, dois foram descartados e pelo menos outros 22 pacientes estão aguardando resultado de exames laboratoriais.

De acordo com o infectologista Marco Aurélio Góes, por conta da divulgação de notícias sobre a circulação do vírus da gripe A em alguns Estados do país – o que ainda não se confirmou em Sergipe – a demanda na Unidade de Atendimento à Influenza A do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) tem crescido. “Temos tido uma procura grande de pacientes com quadro leve de gripe”, disse o infectologista.

Marco Aurélio orienta que as pessoas que apresentarem sintomas comuns à gripe devem procurar a unidade de saúde habitual, para que o médico possa avaliar seu estado de saúde e, a depender da gravidade, encaminhar o caso para a unidade especializada de atendimento à gripe A. Os pacientes que apresentam febre de pelo menos 37,5º, tosse e dor de garganta são considerados suspeitos para a gripe A. Mesmo que não tenham viajado para o exterior, eles devem procurar atendimento médico. Outras informações sobre a doença e o atendimento feito no Estado podem ser obtidas através do Plantão da Ouvidoria da Saúde do Estado, através do telefone 0800 286 3000, no horário das 7h às 18h.

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário