sábado, 18 de julho de 2009

MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO TERÁ GUARDA MUNICIPAL.

O município de Nossa Senhora do Socorro terá sua guarda municipal. O projeto do executivo municipal foi aprovado por unanimidade na noite da última quinta-feira, 16, na Câmara de Vereadores. A guarda terá como missão constitucional, atuar na defesa social e do meio ambiente, bem como salvaguardar os prédios públicos e auxiliar na ordem pública do município.

O superintendente da SMTT de Socorro, tenente José Toledo Neto acompanhou a votação do projeto 01/2009, durante todo o dia. O projeto composto por 51 artigos, recebeu emendas com detalhes jurídicos e ajustes para a nova categoria profissional.

A aprovação do projeto vai possibilitar o reenquadramento de 123 vigilantes - funcionários efetivos, em guardas municipais, com isto o cargo de vigia no município será extinto. Conforme tenente Toledo a administração irá analisar a perspectiva de realização de concurso público, no próximo ano, para complementar o quadro.

Toledo informou também que o projeto que instituí a guarda municipal, será contemplado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). "O prefeito Fábio Henrique estava esperando o melhor momento de implantar a guarda municipal, para implementá-la com respaldo jurídico e administrativo", enfatizou.

Dentro de 60 dias a guarda municipal de Socorro começa a funcionar. Na próxima semana o secretário municipal de Planejamento Eliel Felipe de Oliveira, juntamente com o tenente Toledo irão ao Ministério da Justiça, para viabilizar recursos para aquisição de equipamentos, viaturas, motos, uniformes, treinamento, além da sede para a instalação da guarda.

Atividades

A Guarda Municipal atuará como polícia administrativa, para esclarecer a população principalmente sobre o Código de Postura. Entre as atribuições consta a proteção dos prédios, bens e serviços públicos, bem como garantir a segurança das pessoas que trabalham ou freqüentam esses locais. Além disso, por força de dispositivo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTN), a guarda municipal tem como uma de suas atribuições, fiscalizar e ordenar o trânsito de veículos e pedestres, entre outros.

Um comentário:

  1. Por favor alguém me explique, se essas 123 vagas ocupadas pelos vigilantes, será disponibilizadas no concurso, ou eles serão mantidos como cargos comicionados ou desvio de função?
    meu email para resposta é marcos_mota_1@hotmail.com

    ResponderExcluir