segunda-feira, 20 de julho de 2009

MAL FOI INAUGURADA, A ROTA DO SERTÃO JÁ APRESENTA PROBLEMAS.

Confira matéria do blog do jornalista Cláudio Nunes

Rota do Sertão I

Ainda na coluna do último dia 7, sobre os buracos na Rota do Sertão a assessoria do DER informou que “que a constatação de “rachaduras” e “borrachudos” em áreas esparsas do revestimento da Rota do Sertão não é motivo para se desconsiderar a afirmativa do DER-SE que o material empregado na restauração da Rota do Sertão “era de primeira qualidade”; afirmativa esta que reiteramos nesta oportunidade. Respeitamos as observações do seu amigo, entretanto para tranquilizar os usuários da via e toda população sergipana, informamos que os defeitos apresentados foram prontamente verificados pela fiscalização do DER-SE. A experiência rodoviária nos faz pré-supor que os defeitos poderão ser de diversas origens, assim, tratou-se de investigar as causas com o apoio das empresas contratadas para Construção e da Supervisão e outros técnicos no assunto, objetivando diagnosticá-los para encontrar a solução correta para sanar o problema de forma que atenda todas as prerrogativas estabelecidas no Projeto de Restauração, contratado pelo DER-SE, e elaborado com tecnologias empregadas nos órgãos rodoviários federal, estaduais, e internacionais”.

Rota do Sertão II

Continua a assessoria do DER: “O “pó de pedra” empregado como paliativo (afirmação nossa), enquanto se estuda a melhor solução, trata-se na verdade de um pré-misturado a frio usado nas operações de “tapa-buraco” em rodovias com revestimento asfáltico em todo o Mundo. Após o diagnóstico a solução a ser adotada poderá aproveitar em parte o pré-misturado ou mesmo substituí-lo completamente. O objetivo do uso do pré-misturado é evitar acidentes causados pelos buracos oriundos das “rachaduras e borrachudos”. No caso aqui tratado o uso desta tecnologia age com presteza nas ações nos “tapa-buracos” evitando eventuais acidentes. Como visto, a tecnologia rodoviária é complexa e necessita de estudos antes, durante e após a construção de uma rodovia. Diuturnamente trabalhamos com as “surpresas” das obras rodoviárias, todavia jamais iremos nos furtar de enfrentá-los com responsabilidade técnica, nem tampouco como servidores Públicos. O DER-SE, como dito, estuda soluções para os defeitos apresentados na denominada Rota do Sertão para executar aquela que melhor atenda as finalidades da rodovia”.

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