quarta-feira, 29 de julho de 2009

MICRODRENAGEM DEVERÁ REDUZIR ALAGAMENTOS NOS BAIRROS PEREIRA LOBO E SUISSA.

Em breve, muitos moradores dos conjuntos Paulo Barreto e Amintas Garcez, localizados entre os bairros Pereira Lobo e Suissa, estarão livres dos problemas causados pelos alagamentos, principalmente nas épocas de chuva. Em diversas ruas da região, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju está realizando serviços de complementação da micro-drenagem.

Orçada em R$ 678.643,61, a obra deverá facilitar o escoamento das águas nas ruas Rafael de Aguiar, Jornalista Zózimo Lima, Wendel Quaranta Santos, Dr. José Pires Winne, Frei Paulo, Dr. José Luciano Siqueira, José Ribeiro Bonfim, P. Hora e J. A. de Oliveira Neto. Todo o serviço, iniciado no canal Alan Kardec, deverá ser concluído em 180 dias, mas de acordo com o fiscal da Emurb, Luiz José Dias Gomes da Cunha, algumas vias já foram beneficiadas.

"As ruas mais próximas ao posto Aperipê I, como a Zózimo Lima e a Quaranta, já estão com o problema de escoamento sanado. Agora, a intervenção deverá seguir até a rua Rafael de Aguiar e depois em direção à rua onde é realizada a feira livre, no cruzamento com a avenida Edézio Vieira de Melo", explica Luiz José da Cunha.

Segundo o fiscal, os trabalhos atuais estão sendo focados na construção de um componente fundamental para o acabamento de todos os detalhes: a galeria retangular de concreto, de 270 metros. "Nós instalamos 120 unidades de caixas de passagem e bocas de lobo. No entanto, como os tubos têm uma profundidade maior, a galeria é necessária para facilitar a vazão da água. Ela coleta a água das bocas e das caixas e leva embora", afirma.

Dificuldades

O serviço de microdrenagem nos bairros Pereira Lobo e Suissa encontra pela frente um obstáculo inevitável. "Nossa maior dificuldade são as chuvas. O tempo aqui é muito instável e Aracaju é uma cidade de baixa altitude. Então, volta e meia temos que parar um pouco para limpar a sujeira trazida pela chuva", explica o fiscal da Emurb.

Luiz José diz ainda que os transtornos ocasionais gerados pelos serviços de drenagem em breve trarão melhorias significativas para a comunidade. "Sabemos que toda obra incomoda os moradores próximos a ela, mas infelizmente não é como uma vara de condão. A Prefeitura Municipal anseia resolver os problemas da região, mas uma obra complexa como essa requer tempo e persistência", complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário