segunda-feira, 16 de maio de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU CONCLUI DESOCUPAÇÃO DA INVASÃO DO ARROZAL.

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) concluiu nesta segunda-feira, 16, a desocupação da invasão do Arrozal, no bairro Santa Maria, com a retirada de todas as famílias do local e destruição dos barracos erguidos às margens do canal. Na operação de hoje, foram derrubados cerca de 70 barracos instalados após o dia 17 de abril, quando a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), retirou 41 famílias que tiveram seus barracos inundados com o transbordamento do canal.

A Prefeitura de Aracaju retirou e concedeu auxílio-moradia a 227 famílias cadastradas pela Semasc da extinta invasão do Arrozal, custeando-lhes a moradia de aluguel. Essas famílias estão inscritas no programa municipal de habitação e poderão ter seu imóvel até o final do ano, quando estará sendo concluída a construção do conjunto 17 de março. Com as intervenções nas áreas de risco, a prefeitura já concedeu mais de 1.300 auxílios-moradia e já entregou 956 casas para moradores do Morro do Avião, do Arrozal e de outras áreas de invasões.

As famílias retiradas na manhã desta segunda-feira da invasão do Arrozal não estão cadastradas na Semasc, porque ocuparam a invasão após o dia 17 de abril. "No mês de março último, nós estivemos de casa em casa aqui na invasão do Arrozal para atualizarmos o cadastro, feito no ano passado. Estas pessoas que hoje estão sendo retiradas chegaram aqui após o dia 17 de abril, quando retiramos 41 famílias e deixamos a área praticamente desocupada", esclareceu o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Desocupação

A desocupação das margens do canal Santa Maria é uma ação da Prefeitura de Aracaju que conta com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e a participação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emub), Defesa Civil municipal, Guarda Municipal, Samu Aracaju e SMTT.

Com a ação desta manhã, sobe para três as áreas de risco desocupadas pela prefeitura somente neste mês de maio. A primeira delas foi a invasão do Quirino, onde chegaram a residir 91 famílias, retiradas em duas etapas e concluídas no dia 2 de maio. No dia seguinte, a prefeitura levou a mesma ação à invasão da Prainha, retirando 34 famílias da área inundada pelas águas da chuva.

"A política da Prefeitura de Aracaju é preventiva e tem um alcance social inovador, porque nós retiramos as famílias dessas áreas de risco e lhes concedemos o auxílio-moradia", salientou Bosco Rolemberg.

Um comentário:

  1. eu não foi chamado para ganhar minha casa, minha vida. moro de aluguel preciso muito desta moradia.por favor me ajude.eu luiz Eduardo

    ResponderExcluir