quinta-feira, 5 de maio de 2011

ROBSON DEFENDE CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS SERGIPANOS EM FESTA DO ESTADO.

Foto:  Alberto Dutra

O vereador Robson Viana (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 5/5, para falar sobre a ida de uma comissão de artistas à Assembleia Legislativa (AL), para reivindicar mais espaço nos eventos em Sergipe. O parlamentar aproveitou para divulgar a realização de três eventos culturais na capital sergipana, com o apoio do Ministério do Turismo. "Entre os eventos, está o Festival Folclórico Rasgadinho", disse.

A visita dos artistas a AL foi acompanhada pelo vereador petista. “Eu acompanhei atentamente essa visita, até porque no último final de semana, o Estado de Sergipe, teve vários eventos e a gente vê que na maioria dessas festas, os artistas sergipanos não são contemplados”, falou, complementando que a ida do grupo ao Legislativo Estadual foi para reivindicar mais espaço nas festas realizadas no Estado.

Segundo Robson, é uma situação que o deixa bastante triste. “A gente precisa reavaliar essa posição adotada por alguns administradores municipais. Aqui em Sergipe tem muito artista bom, mas que infelizmente fica fora desses eventos”. O vereador fez questão de frisar que não está julgando as ações de nenhum prefeito, mas apenas defendendo a cultura local.

Essa ida à Assembleia, de acordo com Robson Viana, dois projetos foram questionados. “Quero agradecer ao deputado Garibalde Mendonça que viabilizou a ida dos artistas à Assembleia. Na ocasião, o deputado Augusto Bezerra sugeriu que 40% das contratações dos eventos no Estado fosse de sergipanos”, informou.

A outra proposta foi do deputado João Daniel, conforme explicou o petista. “Ele sugeriu que 40% dos investimentos, não da contratação, fossem destinados aos artistas sergipanos. Exemplo: se fosse investir R$ 1 milhão, que R$ 400 mil fosse em artistas locais”. Para Robson, falta apenas boa vontade.

O vereador citou o exemplo do Rasgadinho, onde 90% dos artistas são locais e 10% de fora do Estado. “Além disso, os artistas estavam reivindicando os espaços para eventos, como o Gonzagão, o Centro de Criatividade que, graças a uma conversa que tive com o vice-governador Jackson Barreto, vai ser licitada a reforma, e a reabertura do Teatro Atheneu. E quero aqui pedir ao meu líder Danilo Segundo, para que defenda a construção de um teatro municipal, pois Aracaju já merece ter um”.

Eventos

Robson Viana aproveitou para informar que, no mês de junho, estará promovendo três eventos, com o apoio do Ministério do Turismo. “Um será na Orla, que será o Festival Folclórico Rasgadinho, e os outros dois no Centro de Criatividade. Nos três eventos, 60 artistas da terra vão se apresentar. O festival acontecerá durante dois dias, na área da Passarela do Caranguejo”.

Em aparte, os vereadores Valdir Santos (PTdoB), Rosangela Santana (PT), Jailton Santana (PSC), Emanuel Messias (PRP), Juvêncio Oliveira (PT) e Nitinho (DEM) parabenizaram o discurso do colega. “É preciso também valorizar o cachê desses artistas, pois além de pequeno, ainda tem desconto de INSS”, enfatizou Valdir. “Essa questão do desconto do cachê dos artistas cabe ao prefeito resolver. Eu não vejo por parte de Edvaldo compromisso com os artistas de Aracaju. Se paga fortuna aos artistas nacionais e quase nada aos locais”.

De acordo com Rosangela Santana, os vereadores têm que trazer o debate da cultura local para a CMA. “Defendo a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura”. Juvêncio Lembrou que vários artistas utilizaram a tribuna para cobrar mais espaço, mas que até agora, pouco foi feito. “Parece que não há nenhum interesse nessa área. Parabenizo Robson e Fabiano que abrem espaço para os artistas”.

Para o líder da bancada do prefeito na Casa, Danilo Segundo (PSB), independente de ser situação ou oposição, pode ser feita uma indicação com assinatura de todos os vereadores para encaminhar ao Executivo a necessidade de Aracaju ter um tetro municipal. “Essa é uma forma simbólica da gente poder estar prestigiando os nossos artistas. Parabenizo a iniciativa de Robson e que esta possa ser uma decisão deste Poder”.

Finalizando, Robson destacou ainda que, diante deste quadro é que foi criado durante o carnaval a Noite da Sergipanidade. “E agora, além do Festival Folclórico, estamos criando mais dois eventos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário