quinta-feira, 12 de maio de 2011

SINTESE REPUDIA ASSASSINATO DO PROFESSOR CELSO MILTON.

"O SINTESE repudia o bárbaro assassinato do professor Celso Miltom Menezes de Oliveira. A nossa sociedade não pode continuar tratando de forma odiosa a homosexualidade e muito menos camuflar os crimes de homofobia", disse a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

O professor Celso Milton de Oliveira Menezes o "Celso Milton", foi encontrado morto ao lado da cama, em sua residência na rua Contorno 2, cidade de Lagarto.

Informações dão conta que o professor foi encotrado morto pela empregada da casa por volta das 7h, que ao chegar encontrou a porta da casa aberta e o corpo despido, ao lado da cama, com um corte na cabeça.

Celson MIlton, que era natural da cidade de Malhador-SE, foi professor de redação e língua portuguesa, além de diretor da antiga escola Zezé Rocha (hoje Escola José Antônio dos Santos). Ensinou por muitos anos na Escola Cenecista Laudelino Freire e no Colégio Abelardo Romero Dantas, o Polivalente.

Era conhecido por seu jeito engraçado e humorado, além de muitas polêmicas com alunos por ter agido algumas vezes com energia.

Celso, além de professor, atualmente trabalhava na Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe ), e também já havia sido presidente da A.A.L (Associação Atlética de Lagarto ).

O CRIME

Segundo informações da empregada da casa, ela chegou pela manhã por volta das 7h como de costume e assustou-se com a porta aberta, algo que nunca acontecia. Ao entrar na casa, a mulher disse ter visto muito sangue e coisas reviradas. Ao chegar no quarto encontrou o corpo do professor , despido,ao lado da cama já sem vida. Assustada e chorando muito, procurou ajuda.

Nos últimos anos o professor já havia dado queixas de roubos e arrombamentos em sua residência. Certa vez Celso Millton foi espancado por marginais.

A polícia investiga a hipótese de latrocínio, já que um Home Teather foi levado e muitas coisas foram reviradas.

IRMÃO FAMOSO

O professor Celso MIlton era irmão de Cláudio Miguel, músico do grupo Cataluzes. Na ocasião do aniversário da cidade, o cantor se apresentou na cidade e fez uma homenagem ao irmão, cidadão lagartense.

LUTO

A direção do Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas ( Polivalente ) avisa que as aulas estão suspensas até a segunda-feira. Já a Escola Municipal José Antônio dos Santos avisa que as aulas continuam no dia de hoje e somente amanhã entrará em luto. Segundo a secretaria de educação Vanda Monteiro, os alunos não iam ter para onde ir caso suspendesse as aulas no dia de hoje.

PLC 122

Para punir crimes como este, está em tramitação no Senado o Projeto de Lei Complementar 122 que pune a discriminação ou preconceito de origem, condição de pessoa idosa ou com deficiência, gênero, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.

No Brasil ainda não há proteção específica na legislação federal contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Por não haver essa proteção, estimados 10% da população brasileira (18 milhões de pessoas) continuam a sofrer discriminação (assassinatos, violência física, agressão verbal, discriminação na seleção para emprego e no próprio local de trabalho, escola, entre outras), e os agressores continuam impunes.

O projeto está em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário: “Artigo 7°: Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”.

O projeto permite a concretização dos preceitos da Constituição Federal: “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação [...] / Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”;

O projeto não limita ou atenta contra a liberdade de expressão, de opinião, de credo ou de pensamento. Ao contrário, contribui para garanti-las a todos, evitando que parte significativa da população, hoje discriminada, seja agredida ou preterida exatamente por fazer uso de tais liberdades em consonância com sua orientação sexual e identidade de gênero.

A aprovação do Projeto de Lei contribuirá para colocar o Brasil na vanguarda da América Latina, assim como o Caribe, como um país que preza pela plenitude dos direitos de todos seus cidadãos, rumo a uma sociedade que respeite a diversidade e promova a paz.

O sindicato defende a aprovação do PLC 122.

Fonte: Sintese

Nenhum comentário:

Postar um comentário