segunda-feira, 31 de maio de 2010

SEMARH ABRE SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO.

Foto: Arthur Soares

Foi iniciada nesta segunda-feira, 31, a ‘Semana do Meio Ambiente’, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A solenidade, que contou com apresentação de peça de teatro e do coral da Petrobras, foi aberta pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes. Diversas autoridades participaram do momento, que saldou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Em seu discurso o secretário fez menção às diversas ações que foram desenvolvidas pelo Governo do Estado através da Semarh, entre elas citou a criação das duas Unidades de Conservação da Natureza, o Monumento Natural Grota do Angico e o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, que juntas representam a proteção e preservação de remanescentes da Mata Atlântica, da Caatinga, e de toda a biodiversidade local, a exemplo do primata Guigó, presente na lista de animais em extinção do Brasil.

Também citou da capacitação de gestores municipais para implantação do Sistema Municipal Ambiental que trás como principal proporção a emissão de licença ambiental exercida pelo próprio município; da inserção das florestas de Sergipe no Inventário Florestal Nacional, onde as informações dos números e tipo de todas as florestas serão disponibilizadas para todo o Brasil. Com essa iniciativa, o Estado de Sergipe será o terceiro do país a inserido no inventário e ainda será piloto para os demais Estados da federação.

O secretário finalizou seu discurso dizendo que, “com essas ações, o Estado se firma na consolidação da Política Estadual do Meio Ambiente. Uma situação que falo com conhecimento e veemência, pois acompanho o cenário ambiental do estado muito antes desses quase quatro anos como gestor, quando aderi a causa ambiental e fui um abnegado militante ambientalista desde a época de 80”.

Seminário

Na primeira atividade da programação – que se estenderá até o dia 5 de junho –, foi realizado o Seminário Estadual de Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo controlador geral do Estado, Adinelson Alves.

O controlador trouxe para o seminário a experiência da implantação da agenda na Controladoria do Estado de Sergipe, uma iniciativa já exercida pelo órgão há mais de dois anos. De acordo com Adinelson, a agenda tem o papel de trabalhar nos gestores do Estado a motivação dos funcionários junto à agenda, cujo exercício garante a preservação do meio ambiente em linhas gerais e a diminuição de gastos na administração, fruto da mudança de hábito dos funcionários no ambiente de trabalho.

“Temos, junto a A3P, feito o exercício da responsabilidade socioambiental, princípio que norteia as atividades ambientais na controladoria. Exercemos ainda o trabalho de coleta seletiva nos setores da controladoria. Uma ação que realizamos com o apoio da Care, Petrobras e da Torre”, explicou com é desenvolvido a prática da A3P na Controladoria, um exemplo piloto para os demais órgãos do Estado.

A adesão do Governo do Estado de Sergipe à A3P, “Desafios e Compromissos”, foi tema de palestra apresentada pelo superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério Lima. Segundo ele, a experiência da controladoria serve de auxilio para os demais órgãos do Estado. “Sua aplicação oportuniza benefícios para a causa ambiental e ainda a diminuição de gastos como água e energia, uma fez que a agenda trabalha ainda a partir da motivação pessoal, novas práticas ambientais no setor do trabalho”, explica.

Participantes

Funcionários do Estado de todas as secretarias e autarquias (33 órgãos) participaram do seminário. Entre os participantes, também estavam o promotor de Justiça, Gilton Feitosa, a representante da Controladoria do Estado do Projeto A3P, Vilma Machado, o representante da A3P da Secretaria de Planejamento, Marcio Reis, a representante da A3P da Secretaria de Administração, Eliema Cardoso; a gerente do Departamento de Estrada e Rodagens (DER), Suely Gonçalves; o delegado especial de Proteção ao Consumidor e ao Meio Ambiente (Deprocoma), Paulo Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário