O vereador Dr. Gonzaga apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei que obriga a colocação de tarja de segurança em lojas comerciais, incluindo as lojas instaladas em shoppings centers, portas, paredes e vitrines de vidro de prédios públicos e particulares.
O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir a segurança das pessoas e evitar acidentes, que podem ser até fatais. "É cada vez mais freqüente o registro de acidentes causados por batidas em vitrines e portas de vidro transparentes, que não possuem faixa de sinalização", afirmou Dr. Gonzaga, lembrando que a maior parte dos acidentes geralmente acontece com crianças e idosos, que, por causa da transparência do vidro, se confundem pensando que se trata de uma passagem livre.
Dr. Gonzaga, que também é médico, esclareceu que esse tipo de acidente pode provocar desde lacerações superficiais até cortes profundos e graves, com comprometimento de vasos sanguíneos, nervos, tendões e órgãos internos. "Se a porta for de vidro comum, o acidente pode até ser fatal, já que esse tipo de material se quebra em pontas muito afiadas, o que não acontece com o vidro temperado, que se estilhaça, mas é igualmente perigoso", explicou.
O vereador lamentou que os lojistas e empresários evitem sinalizar as vitrines e fachadas por causa da estética, porque acreditam que vão "enfeiar" seus estabelecimentos, quando, na verdade, a sinalização é uma questão de segurança e essencial para se prevenir acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário