quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SES E SUPERMERCADOS APRESENTAM PROGRAMA DE RASTREABILIDADE DE ALIMENTOS PARA CONSUMIDORES.

Em mais uma ação educativa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e Associação Sergipana de Supermercados (ASES), apresentou o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) para a população sergipana. Dessa vez, a iniciativa foi realizada no supermercado GBarbosa, localizado no Shopping Jardins, nesta quinta-feira, 05.

O Rama tem por objetivo mostrar a origem dos alimentos para o consumidor e para a Vigilância Sanitária e, com isso, reduzir o consumo de produtos hortifrutigranjeiros contaminados com o excesso de agrotóxico ou produtos proibidos. A busca por esses alimentos faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).

De acordo com Rosana Barreto, gerente de Alimentos da Divisa, através de um smartphone, o consumidor pode fazer a leitura do Código QR presente nas embalagens, caixas e gôndolas para obter informações de origem dos produtos.  “Além de passar as informações sobre a origem dos alimentos já disponíveis, fizemos demonstrações de produtos contaminados e os que contêm substâncias proibidas. Mostramos os malefícios para a saúde através de um banner que exemplifica a ação dos agrotóxicos em cada órgão do corpo humano", comenta a gerente.

“Apresentamos ao consumidor o que é o serviço de rastreabilidade e a importância dele para a saúde da população", disse Maria do Socorro Alves de Oliveira, supervisora de segurança alimentar da rede GBarbosa de Sergipe.

A professora aposentada, Maria Antônia Barreto Guimarães, aprovou o trabalho conjunto da SES e da ASES. "Essa iniciativa é muito boa, pois adquirimos todas as informações sobre esses produtos que são colocados nos alimentos e que podem causar doenças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário