terça-feira, 17 de dezembro de 2013

GOVERNO LEVA ASSISTÊNCIA A VÍTIMAS DAS FORTES CHUVAS EM GLÓRIA.

Foto:  Ascom/Seides

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou na tarde desta segunda-feira, 16, a distribuição de cestas de alimentos, colchões, lençóis, fronhas, travesseiros e filtros a 43 famílias do município de Nossa Senhora da Glória. A entrega aconteceu em virtude das fortes chuvas que caíram na última sexta-feira, 13, no município. 

De acordo com a técnica do Departamento de Assistência Social da Seides, Kátia Ferreira, a solicitação do material partiu da Secretaria Municipal de Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Glória mediante a situação de algumas famílias após a chuva. “A Seides, através dos Departamentos de Assistência Social e de Segurança Alimentar e Nutricional, recebeu essa demanda logo após o ocorrido no município e prontamente atendeu a necessidade das famílias identificadas como sendo as mais afetadas pelas chuvas e cadastradas pelo próprio município. A situação de algumas famílias é realmente crítica, mas credito que esse material amenizará o sofrimento por um tempo”. 

A distribuição do material ocorreu nos bairros Novo Horizonte, Nova Brasília, Nova Esperança, Alto da Glória e Cohab, áreas mais afetadas segundo o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), que esteve presente durante todo o sábado orientando as famílias e prestando a assistência necessária. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também esteve no local para avaliar os riscos da enxurrada e traçar medidas emergenciais de prevenção, em especial no que diz respeito à água destinada ao consumo humano.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Glória, Tamires de Oliveira Lemos, acompanhou a Seides durante a entrega e registrou a importância da parceria. “A chuva forte e inesperada que caiu aqui no município provocou muita destruição em alguns bairros do município. Algumas famílias perderam absolutamente tudo que tinham, inclusive suas casas, por isso solicitamos o apoio da Seides, que imediatamente se colocou à disposição para ajudar. Tenho certeza que essa ajuda está tranqüilizando essas famílias que perderam o pouco que tinham”. 

Para Andrelina Simão da Silva, moradora do bairro Multirão, toda ajuda é sempre bem vinda nesse momento. “Perdi tudo que tinha em casa e agora eu e meus quatro filhos não temos nem onde dormir. Graças a Deus que esses colchões estão chegando pra gente. Não tenho nem palavras para agradecer”, diz. 

Maria Aparecida dos Santos, também moradora do bairro Multirão, afirma que só restou a geladeira em condições de uso e que agora só consegue se alimentar com a ajuda dos familiares e amigos. “Eu sei que a chuva é mandada por Deus e por isso não posso reclamar, mas ficamos numa situação muito difícil. Foi triste ver tudo indo embora na enxurrada, até a comida. Mas com certeza vamos recuperar tudo que perdemos, já está começando a chegar. Com esses colchões vamos dormir em uma condição melhor”. 

Algumas famílias encontram-se em situação ainda mais crítica porque além de móveis, roupas e alimentos, perderam a casa onde viviam. Esse é o caso da moradora do bairro Novo Horizonte, Rosana Oliveira Silva. “Não me restou nada, nem a casa pra morar, estou na casa da minha mãe, mas graças a Deus tem chegado ajuda. Só tenho a agradecer ao Governo por ter mandado o essencial, como comida e colchões pra gente dormir com dignidade”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário