quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AUGUSTO BEZERRA: NA CARNALITA NÃO HÁ VENCIDOS E NEM VENCEDORES.

O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna na manhã de hoje (20), para destacar a audiência pública no Senado Federal, realizada na quarta-feira (19), para discutir o imbróglio em torno da exploração da Carnalita em Sergipe, pela Vale do Rio Doce, mais precisamente entre os municípios de Capela e Japaratuba. O democrata explicou que todos venceram, toda a classe política, que Sergipe ganha com o investimento de R$ 4 bilhões e com a geração de mais de quatro mil empregos diretos.

Ao iniciar seu discurso, o democrata disse que a Carnalita não beneficiará apenas Capela e Japaratuba, mas vários municípios daquela região. “Compareceram diversas autoridades na reunião que eu tive o prazer de participar. Estavam lá o governador do Estado, o prefeito de Aracaju, os três senadores, quase todos os deputados federais e vários deputados estaduais.  Além dos dois prefeitos.  O presidente da Vale disse que só espera uma definição até o dia 28, mas eu quero externar para todo Sergipe que ninguém vai perder com a exploração”.

Em seguida, Augusto Bezerra explicou que o mapa do projeto de exploração da Vale prova que a fábrica de processamento da Carnalita estará tanto em território de Capela quanto de Japaratuba. “Conhecemos o projeto e percebemos que a fábrica pega o Miranda e a Terra Dura que ficam em Capela. O mais importante nisso é o cálculo do ICMS. O Centro de Distribuição do Minério ficará em Capela e se o município tem 80% da Carnalita, ele vai receber 80% do ICMS”.

Augusto Bezerra explicou que o impasse será resolvido na próxima semana entre o governo do Estado (via Sefaz) e os dois prefeitos que vão enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei estabelecendo esses percentuais. “Esta Casa vai referendar o acordo tributário e político que será feito. Não será como a Silvinita onde boa parte dos recursos fica em Capela e quem leva toda a riqueza é Rosário do Catete porque a boca da mina fica naquele município”.

Antes de encerrar, o democrata antecipou ainda que uma empresa canadense vai explorar a Carnalita em São Cristóvão. “Tem potássio em Maruim e em Nossa Senhora do Socorro. Sergipe está se destacando como um Estado promissor e rico no seu subsolo. Rico em potássio. Hoje o Brasil importa 90% do potássio que precisa. Sem três elementos, ninguém planta mais nada: nitrogênio, fósforo e potássio. O presidente da Vale colocou bem quando disse que a questão do potássio é de segurança nacional. Não podemos abrir mão disso, porque somos o segundo maior produtor de alimentos do mundo”.

“A Carnalita é nossa, é do Brasil, é de Sergipe, de Japaratuba e de Capela. Quero parabenizar a classe política do nosso Estado. Os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Antônio Carlos Valadares (PSB) prestaram um grande serviço ao País com essa audiência, como também a senadora Maria do Carmo (DEM). Agradeço a imprensa do meu Estado e ao povo de Capela que resistiu, que lutou e que confiou no nosso trabalho. Na Carnalita não há vencidos e nem vencedores”, concluiu o democrata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário