quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"SÓ UM LOUCO PARA NÃO PRORROGAR ESSE CONCURSO".

Esta foi a afirmação do secretário de estado da educação, Belivaldo Chagas, ao garantir que vai interceder, junto ao governador, pela prorrogação do concurso público para professores realizado em 2012. Belivaldo se comprometeu ainda que não será realizado o processo seletivo para contratação de professores temporários até que a listas de aprovados de 2012 se esgote.

Professores aprovados no concurso público de 2012, que ainda não foram convocados, e representantes do SINTESE estiveram no fim da tarde desta quarta-feira, dia 5, na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para participar de audiência com o secretário Belivado Chagas. O objetivo do encontro foi buscar esclarecimento sobre a convocação de processo seletivo simplificado para contratação de professores de forma temporária para a rede estadual.

No início da audiência a presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, entregou a Belivaldo Chagas um ofício no qual o sindicato solicitava a prorrogação do concurso de 2012. O secretário se comprometeu a dar seu parecer favorável a prorrogação do concurso para o governador Jackson Barreto.

“Só um louco para não prorrogar este concurso. Quem assina a prorrogação é o governador do estado, mas eu darei meu parecer favorável. Não há razão para que o concurso não seja prorrogado. Acataremos sem problema a solicitação feita pelo SINTESE e encaminharemos ao governador”, afirma o secretário de educação Belivaldo Chagas.

Contratação de temporários

O SINTESE solicitou também ao secretário de educação que não realizasse o concurso para contratação de temporários enquanto a lista de aprovados no concurso de 2012 não fosse esgotada. O secretário se comprometeu a não realizar o concurso enquanto houver professores do concurso de 2012 a serem convocados ou convidados para assumir o cargo público.

“Não será publicado o edital para a contratação de temporários antes de seguir tudo o que está previsto no edital do concurso de 2012. O processo seletivo não será feito até que se encerre a lista de aprovados de 2012”, assegura Belivaldo.

Convites

Durante a audiência um dos pontos mais tocados pelos professores concursados foi a respeito dos convites feitos pela SEED para que o professor aprovado em uma região migre para outra onde o número de aprovados não foi suficiente. Nas matérias divulgas no site da SEED, nos dia 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a secretaria afirma que fez os convites mais que os professores não aceitaram migrar de uma região para outra.

Os professores questionaram a informação e afirmaram que não há publicidade na convocação feita por meio de convites. “Fiquei sabendo que algumas pessoas tinham recebido o convite por e-mail, só que o convite foi enviado para o lixo eletrônico. Daí, podemos tirar a desorganização destas convocações feitas por convite. Nunca poderia imaginar que algo tão sério seria enviado por e-mail e cairia no lixo eletrônico. Estou desempregada e sem dúvida aceitaria o convite para lecionar em outra região. Tenho colegas que prestaram o concurso,  que também estão desempregadas e que não receberam o convite, mas que com certeza também iriam para outra região sem problemas”, conta a professora de química, Evaneide Soares Loureiro

Outros professores concursados de diversas áreas do conhecimento, que aguardam ser chamados, também disseram que nunca receberam nenhum convite para migrar para outra região e assumir o cargo público.

A emissão dos editais de convocação por convite é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e são divulgados no site do órgão. Ao entrar no site da secretaria e acessar os links concursos > concurso do magistério, o aprovado se depara com pastas contendo os arquivos dos editais nos quais aparece os nomes dos convocados, dos possíveis convidados, etc. Entre as pastas está a pasta “Editais de convocação por convite”,  ao seu lado aparece o número zero entre parênteses, ou seja, dando a entender que ainda não formam feitas convocações por convite. Quando, por curiosidade, o professor aprovado clica na pasta “Editais de convocação por convite”, e ela é aberta, mostra que na verdade forma feitos nove editais para convocação por convite. 

Belivaldo afirmou que não sabia como este processo de divulgação da convocação por convite era feito, já que o mesmo é de responsabilidade da SEPLAG. Presente na audiência, uma representante da SEPLAG, explicou que de fato os convites só são divulgados no site da SEPLAG e que são feitos aos aprovados somente por e-mail e não por telegrama como as convocações.

A presidente do SINTESE solicitou ao secretário que torne o mais público possível às convocações por convite. “Sugerimos que as cartas convites sejam refeitas e que sejam amplamente divulgadas. Que a convocação por convite não seja feita apenas via e-mail, afinal existem professores que não têm acesso fácil à internet”, coloca Ângela.

O secretário Belivaldo Chagas garantiu que tornaria este processo de convocação por convite o mais público possível, que divulgaria também no site da SEED e sugeriu que os editais de convite também fossem divulgados no site do SINTESE. Além disso, sugeriu que a SEPLAG passe a enviar os convites não só por e-mail, mas também por telegrama assim com as convocações.

Nova reunião

Foi marcada para quarta-feira, dia 12, às 9h, na SEED, uma nova reunião com a comissão formada por treze representantes dos professores concursados. O intuito da reunião é que todas as dúvidas sejam esclarecidas. O Secretário de educação, Belivaldo Chagas, aceitou a sugestão dada pelo SINTESE para que a partir de agora a comissão de representantes dos professores concursados passe a acompanhar todas as convocações.

“Não faremos nenhuma nova convocação antes que essa reunião com a comissão de representantes dos concursados aconteça. Queremos que todas as dúvidas em relação ao processo sejam esgotadas”, declara Belivaldo.

A Presidente do SINTESE espera que tudo seja solucionado, já que está situação não prejudica somente os concursados, mas também os estudantes da rede estadual. “O SINTESE espera que na reunião do dia 12 todos os problemas sejam resolvidos e que possa sair à convocação de professores de todas as áreas do conhecimento necessárias para preencher o quadro da rede estadual. Para que os alunos não iniciem mais um ano letivo sem professores em sala de aula”, finaliza a presidente. 

Fonte:  Sintese

Nenhum comentário:

Postar um comentário