domingo, 5 de julho de 2009

C.O.E. DETONA GRANADA DE TRAFICANTES.

Granada M9-A1, de uso exclusivo do Exército, foi detonada por agentes do COE na antiga Invasão da Tieta.

Depois da operação realizada na travessa Jordão, s/n, na Invasão do Pantanal, no conjunto Inácio Barbosa, onde policiais da Companhia de Radiopatrulha encontraram uma granada M9-A1 de uso exclusivo das forças armadas do Brasil, a equipe de Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE) foi acionada na manhã de ontem, para detonar o artefato explosivo. Esta é a primeira vez em 2009, que os policias do COE são encarregados de realizar este tipo de operação.

A granada ficou retida com os militares da Radiopatrulha, em isolamento, até o início deste sábado, quando por volta das 10 horas foi levada para um terreno baldio, localizado na antiga Invasão da Tieta, no bairro Capucho para ser detonada. De acordo com o comandante interino do COE, tenente Thiago Costa, a granada era de fabricação industrial, sendo altamente destrutiva e utilizada em ataque antipessoal. “Apesar de a especificação do artefato ter sido identificada, não podemos fazer o manuseio direto do explosivo, pois não sabemos como ela era manipulada e, se detonada acidentalmente poderia causar danos sérios às pessoas que estivessem próximas”, explicou o tenente Costa.

Chegando ao local, os policiais utilizaram os cuidados e técnicas exigidas numa ocorrência dessa natureza. “Nós cavamos um buraco e enterramos a granada junto a um NP – 10, que é artefato de substância explosiva destinado a transmitir a detonação de um ponto de iniciação até a carga de detonação”, detalhou o tenente ao informar que por medida de segurança, a área é isolada e a equipe se posiciona distante 50 metros do local de detonação.

A maneira como a granada foi adquirida pelos traficantes é desconhecida. De acordo com o capitão Vítor Anderson, responsável por comandar a operação da Companhia de Radiopatrulha, a polícia ainda não sabe se a granada foi roubada da reserva de armamento das Forças Armadas ou se foi trazida por traficantes de outros Estados para Sergipe.

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário