quinta-feira, 2 de julho de 2009

HEMOSE CONVOCA VOLUNTÁRIOS NAS FÉRIAS.

Atualmente, o estoque conta apenas com seis bolsas de sangue fator RH negativo

Hemose preocupado com falta de sangue no período de férias

“Antes de Viajar passe no Hemose”. Este é o alerta que a direção do Centro de Hemoterapia de Sergipe faz a todos os voluntários do estado. Preocupado com possíveis necessidades de transfusões de sangue e algumas cirurgias eletivas que estão agendadas para o mês de julho, período de férias, o hemocentro, através do Núcleo de Captação dos Doadores (Nasce), tem convocado desde a última semana os doadores cadastrados, principalmente aqueles que são portadores dos tipos e fatores A, B, AB e O Negativos. Até o final da manhã desta quinta-feira, 2, o estoque contava apenas com seis bolsas de sangue fator RH negativo.

"As pessoas aproveitam os feriados para viajar e, além disso, estamos num período de férias, o que aumenta consideravelmente o número de cirurgias eletivas agendadas nas clínicas e hospitais do estado, além do aumento de veículos nas estradas. Consequentemente cresce o risco de acidentes nas rodovias, por isso é que precisamos estar preparados para qualquer emergência que possa acontecer durante os plantões dos hospitais da capital e interior", disse a diretora técnica do Hemose, Mariamália Newton Andrade.

Segundo a diretora, nos plantões do São João e São Pedro, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) solicitou do Hemose 200 bolsas de sangue de todos os fatores e acrescentou que o órgão fornece também para outras unidades públicas e privadas. Nos dias normais, o hemocentro recebe em média 120 doadores por dia, mas nos períodos de final de ano, carnaval e Pré-Caju e férias as doações registram uma queda de cerca de 60%. Por conta disso, existe a necessidade de convidar os doadores a repor o estoque.

Segurança

Os candidatos à doação devem ter entre 18 anos e 65 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos, devem estar descansados e alimentados e não ter ingerido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação e comidas gordurosas por pelo menos 4 horas. Se apresentar quadro infeccioso de qualquer que seja a doença é descartado.

Todas estas e outras condições são avaliadas em entrevista clínica realizada por um médico plantonista antes da doação e em seguida checadas em vários testes nos laboratórios de sorologia e imunohematologia, após a doação. O candidato também faz exame de hemoglobina para verificar se está anêmico. Ao se apresentar para a doação, a pessoa não deve esquecer de apresentar um documento de identificação atualizado.

Quem tiver interesse em colaborar com o Hemose deve agendar sua doação através do Nasce, pelos telefones (79) 3259-3191/3174 ou procurar o hemocentro na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Capucho, ao lado do HUSE, das 7h30 às 17h30.

Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário