quinta-feira, 20 de maio de 2010

GOVERNO DO ESTADO LANÇA OFICIALMENTE OS FESTEJOS JUNINOS.

Foto: Wellington Barreto

Sergipe vai se transformar no arraiá mais 'arretado' do país. Esse é o objetivo da programação dos festejos juninos 'Sergipe, Forró e Paixão', lançada pelo governador Marcelo Déda nesta quinta-feira, 20, num café da manhã para a imprensa e patrocinadores. Com o tema ‘No embalo do coração. Eita forró campeão’, o Governo de Sergipe vai investir R$ 6.750.000,0 nos arraiás de 35 municípios e mais 14 cidades, sete deles como cidades-pólos: Aracaju, Muribeca, Canindé do São Francisco, Capela, Estância, Itaporanga D´Ajuda e Nossa Senhora do Socorro. Os festejos tem início em 9 de junho e só terminam em 11 de julho.

A interiorização das tradições juninas, o fortalecimento da economia local e consolidação de Sergipe como um dos principais destinos turísticos no país foram evidenciados pelo governador como focos prioritários da campanha para os festejos. “O São João de Sergipe, a cada ano que passa, se afirma como evento cultural da maior dimensão não apenas para o nosso estado, mas para o Nordeste e para o Brasil. Aracaju tem o Forró Caju, mas o interior tem festas autênticas que, inclusive, já acontecem há décadas e que nos últimos anos têm recebido o apoio do Governo do Estado. Em Aracaju, nós vamos fazer o Arraiá do Povo, que é um centro todo organizado para oferecer o que há de melhor da nossa cultura”.

Sobre os recursos que serão investidos, o governador afirmou que este ano não serão advindos apenas do apoio do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-culturais e de Comunicação Social, mas também de patrocinadores que vão associar a sua marca ao São João de Sergipe. “É um mix de recursos do Governo do Estado e dos nossos patrocinadores que também colaboraram para fazer do São João um sucesso”, afirmou.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê, reforçou o empenho do Governo para contemplar municípios e entidades sem fins lucrativos. “Tudo isso faz parte de um projeto que o governador Marcelo Déda vem promovendo desde que assumiu o governo. Nós estamos a cada ano difundindo ainda mais os festejos no estado, aumentando sempre o número de cidades beneficiadas pelo Fundo Estadual de Patrocínio, que é um instrumento pelo qual o Governo do Estado ajuda a fomentar estes festejos. Este ano, são mais de 40 cidades apoiadas diretamente pelo Fundo, e teremos mais uma dezena de cidades apoiadas em promoções culturais do Governo”, assinalou o secretário de Comunicação Carlos Cauê.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o Governo se desdobra para levar os festejos juninos a todos os sergipanos. “O São João em Sergipe, este ano, começou no mês de maio, quando lançamos no dia 2 o Balaio Cultural, que desde então apresenta todos os sábados atrações tipicamente sergipanas para nossos conterrâneos e turistas. No Arraiá do Povo, teremos um retrato da mais autêntica cultura sergipana, com grupos musicais, folclóricos ou parafolclóricos, quadrilhas, artesanato e comidas típicas. Teremos ainda forró no Centro de Criatividade, com o tradicional Arraiá do Arranca Unha e muito arrasta pé no Centro Cultural Gonzagão, além das tradicionais festas espalhadas pelo interior, onde o governo do Estado investe em cerca de 50 municípios. Tudo isso para turista ver, mas principalmente para o sergipano valorizar e se reconhecer naquilo que representa a cultura sergipana”, complementou Eloísa. ”, revelou Eloísa.

Arraiá do Povo e Copa do Mundo

Levado pelo tema 'No Embalo do coração. Eita forró campeão', o Arraiá do Povo, que acontece todos os anos, passa em 2010 por algumas mudanças, que só tendem a melhorar a qualidade da festa, atraindo mais expectadores e turistas para a cidade cenográfica.

Entre as alterações está uma completa ampliação da estrutura da cidade cenográfica, com aumento dos bares e do barracão cultural, visando proporcionar mais conforto para os visitantes, além disso, a criação do Estande do Turista, coordenado pela Secult e Emsetur, que proporcionará um espaço de visualização e aprendizado do que há de mais belo nas tradições culturais de Sergipe, como bordados, cerâmica e a tradicional renda irlandesa. Outro ponto chave da nova estrutura é a instalação de arquibancadas, que facilitará a visão do público para as apresentações no barracão.

O São João sergipano terá relação direta com a Copa do Mundo. Para Marcelo Déda, o mundial, unido às comemorações, será uma fogueira verde e amarela. “A decoração básica do Arraiá do Povo vai ser justamente o tema da Copa. A ideia é que nós tenhamos a possibilidade de juntar duas coisas deliciosas que são a Copa e o São João. Quando se dança o forró, se torce pela seleção, e quando o gol sair, ao invés de só gritar, nós cantaremos um xote e dançaremos um arrasta-pé para buscar junto com o Brasil o caneco na África do Sul”.

Fomentação do turismo

Segundo Marcelo Déda, a preservação dos artistas da terra, principalmente no Arraiá do Povo, será uma das grandes características do apoio do Governo. “Valorizar a cultura de Sergipe, levar essa festa a todos os recantos do estado para resgatar aquilo que está no coração dos sergipanos, as tradições e o folclore do mês de junho. No Arraiá do Povo, uma festa eminentemente sergipana, 100% do espaço será destinado aos nossos artistas”, destacou.

Com relação ao turismo, o governador frisou a fomentação do acesso dos turistas em todo o estado. “Há vários eventos que impulsionam o turismo e eu destaco aqui o Forró Caju e destaco também os festejos em Estância, Areia Branca, Itaporanga d’Ajuda, Canidé do São Francisco, o São Pedro de Capela. São festas já conhecidas da região que atraem turistas, e o bom é que os turistas não fiquem apenas na capital, mas que eles também saiam para o interior e conheçam a beleza da cultura sergipana e ajudem a movimentar a economia das regiões onde o São João é uma tradição”, enfatizou Déda.

Incentivo aos artisas da terra

A satisfação e o contentamento dos artistas sergipanos em estar participando ativamente dos Festejos Juninos promovido pelo Governo do Estado é visível. Entre os forrozeiros que prestigiaram a solenidade, estava Marluce, da dupla Zé Rozendo e Marluce. “É uma beleza abrirmos a programação e saber que os forrozeiros sergipanos terão muito espaço. Para mim, é um prazer imenso participar dessa festa tão bonita”.

Já para Erivaldo de Carira, as expectativas são as melhores, já que o Arraiá do Povo demonstra claramente a preocupação em dar visibilidade ao artista sergipano. “A gente vê a valorização dentro da capital e no interior também. Fico sensibilizado, porque o Governo está priorizando a nossa classe”.

O cantor Rogério, por sua vez, fez questão de ressaltar que governo estadual prestigia a cultura, o folclore e os pontos turísticos. “O Arraiá é maravilhoso e a expectativa é muito boa. O cidadão não vai curtir apenas forró, ele vai se inteirar da cultura e do folclore também. Está tudo maravilhoso”.

Os Festejos Juninos iniciam oficialmente no dia 31 de maio, com a abertura nos municípios de Areia Branca e Estância. Em Aracaju, a festa começa no dia 9 de junho e prossegue até 11 de julho, totalizando mais de um mês de festa. Além disso, haverá programação junina no Centro de Criatividade, entre os dias 11 e 29 de junho e no Complexo Cultural Gonzagão de 16 a 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário