terça-feira, 25 de maio de 2010

PREVIDÊNCIA SOCIAL PRECISA AMPLICAR NÚMERO DE PESSOAS BENEFICIADAS, DIZEM ESPECIALISTAS.

O maior desafio da previdência social é o de ampliar a sua cobertura para beneficiar mais pessoas, afirmou hoje (25) o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Valdir Simão, ao falar sobre os temas que serão discutidos durante o Fórum Regional de Seguridade Social das Américas, que ocorre em Brasília até a próxima quinta-feira (27).

De acordo com Simão, a cobertura social vai bem, mas ainda há muitos brasileiros que poderiam ter o benefício.

“Sem dúvida entramos num círculo virtuoso e conseguimos aumentar a cobertura da população ocupada entre 16 e 59 anos, chegando a 66% dessa população em 2008. Ainda é um desafio porque temos hoje no Brasil 14 milhões de pessoas que poderiam contribuir, mas não o fazem”.

Ele disse ainda que o projeto do Micro Empreendedor Individual está reduzindo esse percentual. São pessoas que trabalhas por conta própria e que se legalizas como pequeno empresário.

Simão disse ainda que foi assinada ontem (24) uma carta de intenções entre o INSS e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS) para criar um centro de troca de experiências entre as duas instituições e países de língua portuguesa associados a AISS. O centro terá o nome de Ponto Focal e, de acordo com o presidente do INSS, por meio dele o INSS será uma ponte para disseminação de informações.

O secretário-geral da AISS, Hans-Horst Konkolewsky, elogiou o sistema previdenciário brasileiro e disse que um dos principais desafios dos países emergentes, como o Brasil, é a sustentabilidade do sistema previdenciário.

“Cada vez vão nascer menos pessoas e, com isso, vai haver mais pessoas na idade de aposentadoria. Por isso, esse é um tema muito importante na Europa que tem feito algumas reformas para assegurar a sustentabilidade dos fundos de pensão. Esse vai ser um tema de grande importância para a América também”.

A presidente da AISS, Corazon de la Paz-Bernardo, reiterou a importância do tema da sustentabilidade. “Quando se pensa em leis de seguridade social para qualquer país, deve se pensar essas leis para muitos anos”.

A AISS é a principal organização internacional a reunir as administrações e os organismos nacionais de seguridade social. Sediada em Genebra, na Suíça, conta com 340 organizações em 150 países.

Fonte: Agência Brasil (Roberta Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário