quarta-feira, 19 de maio de 2010

POPULAÇÃO DOS 30 AOS 39 ANOS DEVE TOMAR A VACINA H1N1 ATÉ A PRÓXIMA SEXTA.

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da adesão da população à campanha de vacinação da H1N1. As pessoas com idade entre 30 e 39 anos, que estão sendo vacinadas até a próxima sexta-feira, dia 21, devem comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber a vacina.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalvante, a Prefeitura de Aracaju está cumprindo com sucesso as determinações do Ministério da Saúde, em relação à campanha da H1N1. "Quem tem de 30 a 39 anos representa a fração da população mais atingida no surto da gripe ano passado e a que menos está aparecendo para se vacinar", comenta.

Dados da SMS demonstram que apenas 22,37% das pessoas de 30 a 39 anos compareceram às unidades de saúde até o momento. "A nossa meta é de 80% de vacinação em cada camada da população", completa Taíse. Ate o momento já foram vacinadas 103,82% crianças até 2 anos; 98,91% das gestantes; 89,37% da população de 20 a 29 anos; e 102,06% dos idosos.

A coordenadora também acrescenta que todas as crianças que tomaram a primeira dose já devem voltar à USF mais próxima para a segunda dose da vacina H1N1. "Apenas as crianças até dois anos de idade precisam tomar outra dose da vacina. São 30 dias entre uma dose e outra. É necessário que os pais fiquem atentos, para a vacina fazer efeito", ressalta Taíse Cavalcante.

Vacina pneumocócica

Os pais de crianças de seis meses a dois anos de idade também devem ficar atentos à nova vacina disponível nas Unidades de Saúde. A ‘Vacina Pneumocócica ' começou a ser aplicada em Aracaju no último dia 10 e protege as crianças contra 10 tipos de pneumococos, bactéria que causa doenças como meningite, otites, sinusites, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário