quinta-feira, 20 de maio de 2010

MENDONÇA IMPEDE BLOQUEIO GOVERNISTA À PEC 300 E PEC 308.

Em protesto ao bloqueio dos deputados governistas à votação da PEC 300/08 e da PEC 308/08, em segundo turno na Câmara Federal, o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) interveio de forma indignada junto ao presidente da Mesa Diretora, deputado federal Marcos Maia (PT/RS) e fez parar a sessão na madrugada desta quinta-feira, 20 de maio.

"Mais desrespeitoso do que o comportamento das galerias é o comportamento da Mesa Diretora. É uma falta de respeito ao povo brasileiro e a segurança pública nacional a manobra da Mesa Diretora da Câmara para não votar a PEC 300/08 e a PEC 308/08", instigou o democrata.

Após a manifestação de Mendonça Prado, o bloqueio governista foi abafado pelo Hino Nacional, entoado em coro nas galerias da Câmara dos Deputados, lotadas por representantes de classes, homens e mulheres que compõem as diversas polícias do Brasil, além dos agentes penitenciários e amigos, que se espremiam nas galerias, vibrando e reverberando a manifestação do parlamentar sergipano, que foi voz única contra a manobra da Mesa Diretora e decisiva para a suspensão dos trabalhos no plenário.

Tudo começou quando o líder do governo, deputado federal Cândido Vacarezza (PT/SP), requereu a leitura do relatório de um outro projeto que somava mais de 80 páginas, bem como, da leitura de cada dispositivo da proposta. A idéia do governo era exaurir o tempo e impedir a apreciação das propostas de emendas constitucional. "A cada instante os líderes petistas se manifestavam com medidas protelatórias para não deliberarem sobre o tema de maior interesse dos policiais", afirmou Mendonça.

Percebendo que havia uma manobra que contava com o apoio do deputado petista Marcos Maia, vice-presidente da Câmara, que naquele momento dirigia os trabalhos, Mendonça pediu a palavra e implodiu a sessão. "Falta de respeito é o que a mesa da Câmara está fazendo!", protestou.

Mendonça Prado causou uma verdadeira insurreição nas galerias, o que suscitou uma série de reuniões no decorrer da madrugada para adoção de novas medidas e busca de acordos relativos à PEC 300 e a PEC 308. "Não votar a PEC 300 e a PEC 308 é um golpe baixo, uma irresponsabilidade que vai fazer com que vocês paguem muito caro", protestou Mendonça no plenário se dirigindo aos governistas do PT.

Fonte: Assessoria do Parlamentar (Eliz Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário