sexta-feira, 28 de maio de 2010

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REFORÇA BLITZ EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TABAGISMO.

Os fiscais da Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa) da Prefeitura de Aracaju reforçaram as ações de blitz e panfletagem em bares e restaurantes da cidade para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, em 31 de maio. Da programação, nesta quinta-feira, dia 28, às 19h, os fiscais vão atuar nos estabelecimentos comercias do bairro Augusto Franco. Neste sábado, também a partir das 19h, eles estarão na avenida Beira Mar.

No dia 'D' de combate ao tabagismo, próxima segunda-feira, às 8h da manhã, a Covisa fará uma panfletagem no Centro da cidade, com concentração na praça Fausto Cardoso. Para montar a programação, a Coordenação da Vigilância Sanitária reuniu os fiscais na última quarta-feira, dia 26. O objetivo é verificar o cumprimento da Lei Municipal nº 3756 /2009, que proíbe o uso de cigarro de palha, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtos fumígenos, oriundos ou não de tabaco, em ambientes coletivos públicos e ou privados.

Este ano, a Covisa realizou um roteiro de ações educativas nas lanchonetes e pizzarias da avenida Nova Saneamento, na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, e nos dois shoppings de Aracaju. Inicialmente, as blitze orientam proprietários de estabelecimentos comerciais a extinguir os espaços reservados para fumantes, os fumódromos.

É proibido

Além das blitze, "os nossos fiscais atuam rotineiramente com ações educativas nos estabelecimentos regulados pela própria Covisa. Nessas inspeções, a Covisa afixa o adesivo com o conteúdo 'proibido fumar'. Os fiscais também distribuem panfletos no Centro da cidade e nos semáforos com informações sobre a lei municipal e os males do tabagismo", explica a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Ribeiro Costa.

De acordo com Ana Angélica, a lei municipal prevê penalidades que vão desde a advertência, multas, até a interdição dos estabelecimentos, que também estão previstos no artigo nº 56, da lei federal 8078/90, do Código de Defesa do Consumidor.

Fumo passivo

O objetivo da lei municipal e do trabalho da Covisa é promover a saúde da população e garantir os direitos do não fumante. "A lei não age para restringir a escolha individual do fumante. A lei visa proteger o direito da saúde do não fumante. O fumo passivo é maior causa de doença respiratória em criança", explica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem hoje dois bilhões de fumantes passivos no mundo. E desses, 700 milhões seriam crianças. "Esses números mostram que a metade das crianças do mundo é fumante passiva", reflete a coordenadora.

A Vigilância Sanitária de Aracaju fica localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), situada à rua Sergipe, nº 1310, bairro Siqueira Campos. Os contatos telefônicos são: (079) 2106-9766. Já a Ouvidoria do SUS/Aracaju pode ser acionada pelo número 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário