quinta-feira, 20 de maio de 2010

ANA LÚCIA DEFENDE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA INTEGERACIONAL PARA IDOSOS.

Segundo a deputada petista, as escolas públicas de Sergipe podem e devem contribuir para a valorização e a inclusão do idoso na sociedade

A deputada estadual Ana Lucia (PT) tem defendido constantemente a valorização do idoso e de suas capacidades. Neste sentido, nesta manhã, 19, a parlamentar apresentou propositura na Assembléia Legislativa, a ser encaminhada ao governador do Estado, Marcelo Déda, solicitando que sejam tomadas todas as medidas que se fizerem necessárias para a criação de Espaços de Convivência Intergeracional nas escolas da rede pública estadual, atendendo ao disposto no art. 4º inciso I da Lei Federal nº 8.842/94 – Diretrizes da Política Nacional do Idoso – e o Decreto Federal 1.948/96 que a regulamenta, com o disposto do art. 4º inciso VI e principalmente do art. 10 inciso III, que prevê como obrigação das entidades federativas e seus órgãos vinculados, valorizar o registro da memória e a transmissão de informações e habilidades do idoso aos mais jovens, como meio de garantir a continuidade e a identidade cultural.

A deputada Ana Lucia ressalta que as políticas públicas, o cenário de crescimento econômico e o desenvolvimento de técnicas, conhecimentos e tecnologias, têm promovido a elevação da expectativa de vida da população brasileira. “É urgente que se amplie a atenção aos idosos no sentido de proporcionar-lhes bem estar e qualidade de vida que merecem todos os que contribuíram para o engrandecimento de nosso Estado e nosso país”, argumenta.

Segundo a parlamentar petista, o Espaço de Convivência Intergeracional fundamenta-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento, na Constituição da República Federativa do Brasil, na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso, na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.

“Nesse mesmo espírito é que se propõe, como política do Estado de Sergipe, que os espaços de escolas da rede pública estadual de ensino sejam utilizados no sentido de ampliar as ações já realizadas e promover a inclusão do idoso em atividades de cunho educativo, cultural, de lazer, esporte, de relações cidadãs e meio ambiente, integrando-os por meio de eventos em que possam ser protagonistas, com crianças, adolescentes, jovens e adultos”, fala.

Cidadania e novas perspectivas de vida

A deputada Ana Lucia explica que as mudanças sociais à escala global têm provocado, de forma intensa, a desigualdade entre gerações e a fragilização de vínculos.

De acordo com ela, “é fundamental que este seja um espaço que promova o espírito de cidadania, possibilite à sociedade a construção de novas perspectivas de vida e à elaboração de novos modelos de comportamento que considerem a coesão intergeracional, em que os mais idosos não estejam relegados ao plano de receptores de ações solidárias e da tolerância dos mais jovens, e sim que sejam considerados como seres capazes, cidadãos de pleno direito, com potencialidades e limitações que são comuns a todos, empoderados na afirmação de valores que aliam continuidade e complementaridade, onde todos, mais novos e mais velhos, são participantes no mesmo processo de construção social”, frisa.

A deputada Ana Lucia defende que as escolas da rede pública a serem utilizadas para estas ações devem estar no território de convivência do idoso, articulando-o também às questões de sua comunidade.

“Queremos a valorização da capacidade dos idosos no sentido de contribuir com a transmissão da experiência que detêm. O espaço de convivência que estamos propondo vai auxiliar para a sua recondução social, já que, em parte, ele teve sua sociabilidade prejudicada em conseqüência do isolamento, da perda de seu espaço produtivo e da identidade social, da autonomia, da inclusão e da participação efetiva na sociedade”, finaliza Ana Lucia.

Fonte: site da parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário