segunda-feira, 17 de maio de 2010

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1 SEGUE ATÉ SEXTA-FEIRA.

Foto:  André Moreira

A quinta e última etapa da vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1), direcionada às pessoas com idade entre 30 e 39 anos, segue até sexta-feira, dia 21. As vacinas estão sendo aplicadas nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. A meta é atingir 80% das 89.530 pessoas que estão nessa faixa etária.

Além de vacinar adultos dos 30 aos 39, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua disponibilizando a vacina contra a gripe A aos grupos anteriormente contemplados na campanha. De acordo com a gerente de imunização da SMS, Débora Moura, as USFs permanecem movimentadas por conta dessa tolerância do Ministério Saúde em relação aos prazos.

"Muita gente deixa para fazer as coisas em cima da hora. Para tomar vacina não é diferente. Creio que nesta etapa destinada aos adultos com idade entre 30 e 39 anos, a procura da vacina nos postos continue grande mesmo por parte das gestantes, crianças com idade de 6 meses e 2 anos, adultos dos 20 aos 29 anos e portadores de doenças crônicas, grupos já contemplados nas quatro primeiras etapas da campanha", prevê Débora Moura.

Ainda segundo Débora, deixar para tomar a vacina de última hora pode ser arriscado, uma vez que o inverno se aproxima e nessa época a propagação viral é maior. "O corpo leva quatorze dias após a aplicação da vacina para começar a produzir anticorpos. Então, quanto antes o corpo for estimulado a produzi-los, mais protegido estará o indivíduo", alerta a gerente de imunização.

Vacinação do Idoso

No último dia 8, das 8h às 17h, todas as 43 unidades de saúde, os dois shoppings da cidade e o GBarbosa da avenida Francisco Porto disponibilizaram a vacina contra a gripe comum. Até 21 de maio, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. Pessoas acamadas cadastradas nas unidades receberão a visita dos vacinadores na própria residência. Com relação à vacina contra o H1N1, somente os idosos portadores de doenças crônicas podem receber a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário