quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ELETRICITÁRIOS APROVAM PARALISAÇÕES E OPERAÇÃO TARTARUGA.

Eletricitários e diretoria da Energisa não chegaram ao consenso. Após 54 dias da entrega da pauta de reivindicações e quatro rodadas de negociações, a categoria definiu em assembleia que realizará atos públicos, paralisações e operação tartaruga. Nesta quinta-feira, 24, os eletricitários promovem manifestação a partir das 7h, em frente a sede da Energisa e às 18h30, nova assembleia. Em 50 anos de existência do sindicato, esta está sendo uma das piores negociações já registradas.

Os eletricitários não concordam com o percentual apresentado pela empresa, principalmente porque o lucro líquido no primeiro semestre de 2011 foi de mais de R$ 22 milhões.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia), Sérgio Alves, o sindicato irá manter uma fiscalização para que a empresa não se utilize de terceirizadas. “Queremos evitar que o número de acidentes não aumente”, esclareceu, acrescentando que a empresa bate record em acidentes, lembrando que desde a privatização, são 19 acidentes fatais e dezenas envolvendo empresas terceirizadas, a exemplo do trágico acidente em 2008, envolvendo a construção da árvore de Natal.

Alves explicou que a categoria não é contra a construção da árvore de Natal, pelo contrário, confirma que é um símbolo importante e que marca a história da cidade. No entanto, os eletricitários defendem que a montagem deve ser realizada por profissionais da Empresa que, sobremaneira, têm experiência. “A Empresa está maltratando o povo sergipano este ano”, declarou, lembrando que a não montagem da árvore será tema de discussão na Câmara Municipal de Aracaju.

“Infelizmente, a Energisa foi denunciada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), no município de Itabaiana, por contratar terceirizados e tratar trabalhadores em regime de escravidão”, disse Sérgio.

A comissão do Sinergia está estranhando a postura da empresa quanto ao convite da direção da Energisa para participação de um almoço de comemoração. “Não entendemos o que o trabalhador tem a comemorar. O ticket refeição está defasado há dois meses, obrigando os trabalhadores da Energisa a levar bóia-fria (tubaiana com pão e mortadela)”, denunciou.

Paralisações

Na assembleia realizada na última quinta-feira, 17, que reuniu mais de 300 trabalhadores, a categoria rejeitou por unanimidade a contraproposta da Energia, definindo, portanto, que serão realizadas paralisações intercaladas, bem como irão colocar em prática a “operação tartaruga”. Na assembleia desta quinta-feira, 24, serão definidas as estratégias.

Conforme Sérgio Alves, a Energisa está aplicando valores abaixo da inflação. Segundo ele, a empresa aprovou reajuste de 7% no estado da Paraíba e, em Sergipe, insiste em manter 6,6%. “Qual a diferença entre os paraibanos e os sergipanos, considerando que a empresa distribui energia cara nos dois estados?”, interrogou o sindicalista.

Na concepção de Alves, a energia elétrica é tratada pelo Grupo Energisa como simples mercadoria, onde o que importa é o lucro pelo lucro. De acordo com o site da Energisa, no primeiro semestre de 2011, Sergipe registrou lucro líquido de R$ 22,8 milhões, o que representa um aumento de 13,3% em relação ao primeiro semestre de 2010.

Fonte: Ascom Sinergia

Nenhum comentário:

Postar um comentário