segunda-feira, 21 de novembro de 2011

GOVERNO INAUGURA MAIS UMA CLÍNICA DE SAÚDE EM FREI PAULO.

Foto:  Marcos Rodrigues

Em dois anos, duas novas Clínicas de Saúde da Família. Este é o saldo do Governo do Estado no município de Frei Paulo somente no quesito 'obras na área da saúde'. A primeira, denominada 'Edelmira Barbosa Dantas de Oliveira', foi entregue em setembro de 2009, enquanto a conclusão da segunda, que leva o nome do 'Cônego João Lima Feitosa', motivou a ida do governador Marcelo Déda ao município no início da noite desta sexta, 19.

A mais nova Clínica de Frei Paulo é a 58ª inaugurada pelo chefe do executivo estadual. Desta vez, o montante investido somou R$ 1.402.825,06, dos quais R$ 100.000 foram aplicados em equipamentos. "Nossa intenção com uma clínica como essa, que vai ter emergência 24h, é melhorar a qualidade da saúde ofertada para o povo de Frei Paulo. Com isso, a gente reduz a pressão sobre o Hospital de Urgência do Estado de Sergipe (Huse)", ressaltou o governador.

"Quando as Clínicas de Saúde da Família funcionam bem, você está praticando a chamada medicina preventiva, se antecipando à doença, acompanhando através das equipes do Programa de Saúde da Família o cotidiano das pessoas para evitar que elas adoeçam, o que reduz a demanda por tratamento hospitalar", complementou Déda, lembrando que o Governo irá entregar 102 Clínicas por todo o estado.

Conforme o governador, as unidades são voltadas à Atenção Básica, cuja obrigação de investir compete aos municípios, mas o Governo do Estado mostrou-se sensível às dificuldades e tomou a decisão de auxiliá-los. "O Estado não tinha obrigação de fazer Clínica de Saúde, mas como é que os prefeitos iriam modernizar a atenção básica, melhorar a qualidade do atendimento, com os poucos recursos que o município tem? Tomamos a decisão de ajudar as prefeituras construindo 102 clínicas como essa e entregando equipada à municipalidade, para que botem para funcionar", observou Déda.

Estrutura

A CSF 'Cônego João Lima Feitosa' tem capacidade para comportar duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que serão compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos e auxiliares de saúde bucal. "Esta Clínica de fato significa um padrão muito elevado, uma reforma de um antigo hospital de pequeno porte, agora funcionando com espaço para fisioterapia e também com uma sala de reanimação, estabilização, dando suporte à vida em situações de maior risco à população", destacou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães.

Assim como ocorreu momentos antes, quando o governador inaugurou a implantação e pavimentação da rodovia SE-412, ligando o povoado Alagadiço ao município de Frei Paulo, a comunidade mais uma vez compareceu em grande número para acompanhar a solenidade. "Vai ser muito bom para nós, antes o prédio era muito velho", comentou o agricultor Luiz Carlos de Oliveira, 58.

Em seu discurso, o prefeito de Frei Paulo, José Arinaldo de Oliveira Filho, descreveu a Clínica como muito importante para a comunidade, agradeceu ao Governo do Estado e homenageou o Cônego João Lima Feitosa, "que durante 41 anos atuou junto à nossa população com um grande trabalho", colocou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário