O Governo de Sergipe, em parceria com o Governo Federal, está promovendo um grande trabalho de obras de reformas e ampliação em mais 18 escolas da rede estadual de ensino. Realizadas através do Programa de Ações Articuladas do Governo Federal (PAR), as obras visam oferecer aos alunos e professores prédios bem equipados e seguros, com boas condições de trabalho. Será investido um total de R$ 14.922.475,51.
Do total das 18 unidades de ensino, 12 já estão em obras: Augusto Ferraz, 11 de Agosto, Rodrigues Dórea, Maria do Carmo Alves, Olavo Bilac, 17 de Março, Governador Augusto Franco, Dr. Manoel Luiz e 8 de Julho, todas em Aracaju. A José André Santana (Simão Dias), Walter Franco (Estância) e José Freire da Costa Pinto, (Nossa Senhora do Socorro) também se encontram em obras.
Outras seis unidades de ensino estão em processo de licitação: Manoel Dionízio de Santana (Aracaju), Pedro Diniz Gonçalves (Areia Branca), Cônego Filadelfo Oliveira (Laranjeiras), Coelho e Campos (Capela), Armindo Guaraná (São Cristóvão) e D. Antônio S. Cabral (Propriá). Ao todo, o Governo de Sergipe já reformou e ampliou mais de 61 escolas, investindo mais de R$ 50 milhões.
Intervenções
Serão realizadas em todas as escolas diversas melhorias na estrutura física, como revisão da cobertura em telhas cerâmicas, colocação de forro em PVC, aplicação de pisos de cerâmica nos banheiros e piso de alta resistência. Haverá, também, revisão nas instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas.
Um dos destaques é a promoção da acessibilidade nas escolas, com a instalação de rampas, banheiros adaptados, piso e mapa tátil e placas em braille. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, Sergipe é um dos estados que mais avançaram em relação à acessibilidade. “Todas as escolas reformadas terão acessibilidade e serão referências no Nordeste", disse.
Prevenção contra incêndio e pânico
Um outro ponto que merece destaque refere-se às ações de prevenção contra incêndio e pânico que a Secretaria de Estado da Educação está realizando. O processo licitatório para aquisição de 1.500 extintores, 1.700 luminárias e 1.945 placas de indicação de saída já está em andamento para atender, inicialmente, a 60% das escolas da rede estadual de ensino.
O setor de Engenharia da Seed está elaborando projetos de combate a incêndio com a utilização de extintores para atender às escolas com até 750 metros quadrados. Já as unidades de ensino com área superior a 750 metros quadrados, além dos extintores de incêndio, serão dotadas de hidrantes.
“Também estamos fazendo projetos de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), para adequação de todas as escolas do estado às normas vigentes a fim de garantir uma maior segurança a toda a comunidade escolar”, garantiu o diretor de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação, Maurício Arce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário