quinta-feira, 13 de maio de 2010

DEPUTADO ANTÔNIO PASSOS PEDE AÇÃO EFETIVA DO GOVERNO CONTRA DROGAS E TRATAMENTO DE USUÁRIOS.

O aumento de assaltos e homicídios registrado no país nos últimos anos foi o tema do pronunciamento do deputado Antônio Passos (DEM), na Assembleia Legislativa na manhã de hoje, 13, quando leu um documento do Senado Federal, em que o governo brasileiro admite o conhecimento de que o Brasil tem 400 mil pessoas usuárias de drogas no país e a cada ano 80 mil jovens morrem viciados em crack. Ou seja, é como se a população de Lagarto desaparecesse anualmente. Para o parlamentar, este é um índice preocupante e o consumo da droga aumenta quase 20% ao ano.

Antônio Passos disse que o problema das drogas está localizado nos países da América do Sul que fazem fronteira com o Brasil e anunciou que o consumo de drogas no país aumentou nos últimos oito anos e abrange todos os segmentos da sociedade. O parlamentar afirmou que, em Sergipe, o consumo do crack já atingiu todos os 75 municípios do Estado e cobrou que as autoridades intervenham de forma efetiva para inibir o consumo e o tráfico de drogas e tratamento médico para os viciados.

Desespero

O deputado estadual observou que no Estado famílias desesperadas com parentes de viciados em crack estão pedindo clemência para conseguirem um tratamento gratuito para os dependentes da droga, mas que não têm tido nenhuma solução para este problema. O parlamentar criticou a propaganda da pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Roussef, veiculada na televisão, em que fala sobre o crack. “Ela promete uma solução para janeiro de 2011, quando se for eleita presidente, mas o problema da droga de ontem e não do futuro. Então é um absurdo esta declaração de Dilma. É preciso fazer alguma coisa agora”, ressaltou Antônio Passos, que acrescentou que no passado as drogas eram caras e só a alta sociedade tinha condições financeiras para comprá-las. Ele fez um comparativo em que informou que atualmente, com R$ 5 ou R$ 10 é possível comprar pedras de crack, que vicia muito e leva o drogada a roubar e até matar para conseguir o dinheiro para sustentar o vício.

Antônio Passos recebeu apoio do deputado estadual Mardoqueu Bodano (PRB), que informou que já protocolou na Assembleia Legislativa um requerimento para que seja criada uma Comissão Parlamentar de Combate ao Crack. Bodano apresentou dados divulgados em uma revista que afirmam que em 1990 o consumo de droga no país era de 17% e passou para 64% entre 1990 e 1993. “Há três semanas, o próprio presidente Lula reconheceu que é preciso que os hospitais públicos venham a atender os usuários de crack, porque o consumo da droga já é um caso de saúde pública”, afirmou Mardoqueu Bodano.

Para o deputado estadual Antônio Santos (PSC) o consumo do crack e de outras drogas traz problemas direta ou indiretamente para toda a sociedade, porque todos podem ser vítimas de ação de viciados desesperados por dinheiro. “Não acredito que sejam apenas 400 mil viciados no Brasil, porque as autoridades não têm estatística oficial sobre os número de dependentes, porque a realidade é outra e muito maior do que esta apresentada”, observou Antônio dos Santos. A deputada estadual Goretti Reis (DEM) disse que as drogas são um problema de saúde pública, que está fora de controle e que é preciso uma ação rápida para minimizar o sofrimento das famílias dos dependentes e informou que em Lagarto, este mês, foram registrados quatro assassinatos à luz do dia e atribuiu o aumento da violência ao consumo de drogas no município.

Para finalizar, Antônio Passos disse o Brasil possui 15 mil quilômetros de fronteira com países onde o tráfico de drogas é mais intenso, como a Bolívia e a Colômbia. O parlamentar informou que os traficantes utilizam estradas de terra para fazerem o comércio da droga e desviam das estradas onde a Polícia Federal está com postos de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário