terça-feira, 4 de maio de 2010

DOIS MIL JOVENS SOCORRENSES PARTICIPAM DO PROJOVEM TRABALHADOR.

Com o objetivo de dar oportunidade e qualificar a mão de obra dos jovens socorrenses para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, aumentou o número de vagas para o Projovem Trabalhador. O Programa que ano passado dispunha de 500 vagas para o município, este ano triplicou este numero e atualmente atende dois mil jovens carentes. As aulas distribuídas em 8 pólos tiveram início na última segunda-feira, 03.

Participam do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que são membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os alunos inscritos no Programa receberam kit com caderno, lápis, caneta e borracha, além da farda e um auxílio mensal de R$ 100 durante seis meses, mediante comprovação de freqüência.

Segundo o coordenador do Programa, Augusto César Santos, o Projovem Trabalhador estimula e fomenta a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora dos jovens socorrenses. “Nossa preocupação é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda, já que o município se tornou um pólo industrial, onde grandes empresas estão se instalando. Então a preocupação do prefeito Fábio Henrique é justamente preparar os jovens de Socorro, para ocupar essas vagas”, afirmou.

O jovem Diogo de Jesus Morais, 19 anos de idade, inscreveu-se no curso de Alimentação no pólo do Conjunto Parque dos Faróis e disse estar muito satisfeito com o início das aulas. “É uma oportunidade que eu pretendo agarrar com toda minha força, uma vez que nunca trabalhei e sei da dificuldade de arranjar um emprego sem ter qualificação alguma. Estou muito satisfeito e pretendo expandir meus conhecimentos, conseguir um bom emprego e ajudar minha família”, informou.

Quem também não escondeu a satisfação de estar participando do Programa foi a jovem Fabiana dos Santos Oliveira, 28 anos de idade, que se inscreveu no curso de Educação no pólo do Conjunto João Alves. “Desde o ano passado tento uma vaga, mas como trabalhava como vendedora não foi possível. Este ano graças ao prefeito Fábio Henrique, este número de vagas triplicou e eu, que estava desempregada, consegui me inscrever no curso de Educação que é meu objetivo profissional. Pretendo continuar os estudos e um dia me tornar pedagoga”, disse.

Projovem - O programa foi implantado no município em maio do ano passado, graças à luta da prefeitura municipal, que conseguiu junto ao governo do Estado trazer esse benefício para os socorrenses. O que comprova o seu compromisso com a valorização do jovem, dando a eles a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. O Projovem Trabalhador é um programa realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que visa oportunizar aos jovens uma qualificação sócio-profissional a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Os cursos estão distribuídos em oito pólos localizados no Conjunto Jardim, Parque dos Faróis, Santa cecília, sede do município, conjunto João Alves, Marcos Freire I, Marcos Freire III e Piabeta. As aulas acontecem pela manhã, tarde e noite, sendo quatro pólos pela manhã, quatro à tarde e dois à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário