Na manhã desta quinta-feira, dia 4, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o prefeito João Alves Filho anunciou a realização de obras de recapeamento de 36 ruas e avenidas da capital e assinou o termo de cooperação técnica com o Sebrae para a capacitação de mil feirantes, através da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat).
Essas obras de recapeamento, que fazem parte do programa Rodando no Macio, são consideradas prioritárias pelo prefeito, já que há cerca de dez anos vinham sendo feitas apenas as conhecidas operações "tapa-buraco", que não resolvem por completo o problema. De acordo com João Alves, as 36 ruas e avenidas anunciadas que serão recapeadas são apenas o começo de uma operação permanente e que extinguirá os buracos de Aracaju.
"Esse é o início. Não se trata de uma operação tapa-buraco, que é algo precário, e que em pouco tempo a abertura volta, por causa da estrutura do asfalto que está degradada. Vamos recapear toda a extensão. Serão 56 mil metros de ruas e avenidas recapeadas até março, isso vai eliminar os buracos da capital. Evidentemente essa será uma medida constante. Um esforço de quase R$ 10 milhões num prazo de 90 dias. Depois de completada, a obra ficará em operação permanente na medida em que forem surgindo novas demandas", explicou o prefeito.
Sobre as questões técnicas da obra, o secretário Municipal da Infraestrutura, Luiz Durval, disse que num prazo de aproximadamente 15 anos de uso existe a falência do asfalto, o que provoca uma demanda maior da prefeitura nessas operações.
"O critério adotado para a escolha das ruas e avenidas foi a incidência de recomposição da capa asfáltica. Temos, estatisticamente, as ruas que têm a necessidade de uma demanda maior de ações da prefeitura. Estamos atuando em praticamente todos os bairros de Aracaju", explicou o secretário, dizendo que outro aspecto favorável é que a prefeitura economizará com a obra, já que será de administração direta. "Não contrataremos nenhum empreiteiro, já que a Emurb possui usina de asfalto, o que possibilita a redução de custos. Iniciaremos as obras na terça, dia 9, a partir das 9h, para que as obras afetem o trânsito da menor forma possível", detalha Luiz Durval.
Dentro do contexto de divulgar todas as ações da prefeitura, o secretário da Comunicação Social, Carlos Batalha, disse que o segundo semestre está repleto de ações. "Começamos hoje com o anúncio para realização do maior serviço de recapeamento que já foi feito em Aracaju. A partir de agora, teremos quase que diariamente novas ações da Prefeitura para a anunciar", garantiu.
Confira a relação completa das ruas beneficiadas:
Avenida Heráclito Rollemberg
Avenida Otoniel Dórea
Avenida Marieta Leite
Avenida Mário Jorge
Rua Ministro Nelson Hungria
Avenida Francisco Moreira
Rua Nestor Sampaio/ Avenida Acrísio Garcez
Rua Leopoldo Mesquita
Rua Cláudio Batista
Rua Santa Terezinha
Rua Arthur Fortes
Rua Nossa Senhora Da Glória
Rua Roberto Morais
Avenida Mamed Paes Mendonça
Rua Lagarto
Rua Arauá
Rua Santa Luzia
Avenida Airton Teles
Rua Alagoas
Avenida Acrísio Cruz
Avenida Augusto Maynard
Avenida Marechal Rondon
Rua Castro Alves
Avenida Francisco Porto
Avenida Pedro Valadares
Avenida Silvio Teixeira/ Avenida Santos Santana
Avenida Geraldo Barreto Sobral/ Avenida Iolanda Pinto
Rua Mariano Salmeron/ Rua Laranjeiras
Rua São Cristovão/ Rua Santa Catarina
Rua Pernambuco
Rua Mato Grosso
Avenida Maranhão
Avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro)
Avenida Visconde de Maracaju
Rua Carlos Firpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário