quarta-feira, 30 de julho de 2014

MEDIDAS PREVENTIVAS AUMENTAM VASÃO NA REDE DE DRENAGEM.

Evitar pontos de alagamentos em períodos chuvosos exige uma série de medidas preventivas executadas pelo poder público, em consonância com a colaboração da população. Da parte da Prefeitura de Aracaju, têm sido executadas diariamente um conjunto de ações preventivas que buscam inibir enchentes, alagamentos e deslizamentos de terras em épocas com maior incidência pluviométrico. Equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) são mobilizadas em todos os bairros realizando a manutenção e recuperação das galerias pluviais.

A prova do trabalho e do compromisso da atual gestão é o número crescente de ruas atendidas com ações de desobstrução da rede de drenagem que chegam a mais de 300 ruas beneficiadas mensalmente. Desde a última segunda-feira, 28, profissionais da empresa municipal atuam no Centro, nos bairros Cidade Nova, Inácio Barbosa, Jabotiana, Palestina, Zona de Expansão. Em cada local, equipes compostas por técnicos, engenheiros e demais profissionais executam a limpeza da micro e macro drenagens através de ações  nos canais, boca-de-lobo, bueiros, além de substituir a tubulação danificada.

Para atender as demandas da população a Emurb possui canais de comunicação que facilitam e contribuem para a participação, sugestão e solicitação de serviços. Basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).

Fatores que obstruem a rede de drenagem

De acordo com a presidente da Emurb, Socorro Cacho, por conta da negligência das gestões passadas que permitiram o crescimento de forma desordenada da capital, que não consideraram características naturais da formação geológica da capital, muitas vezes aliado à falta de investimentos em infraestrutura, ocasionou impactos negativos para a qualidade do meio urbano. "A ocupação inadequada de algumas áreas pode gerar uma cadeia de impactos ambientais, que passa pela impermeabilização do solo, alterações na topografia além de dificuldades do escoamento superficial", ressalta a engenheira.  

Ainda segundo Socorro Cacho, as enchentes e inundações urbanas, podem ser minimizadas ou até mesmo evitadas quando os administradores realizam o trabalho, como vem sendo feito, e a população em geral compreende que entulhos jogados de forma inadequados dificultam a drenagem natural das águas. "Esses conhecimentos podem ser incorporados desde as atividades preliminares do processo de planejamento urbano, sobretudo em termos de uso e ocupação do solo, mas também no modo de vida da população", concluindo que as ações têm sido realizadas focando o problema das cheias urbanas incorporando a dinâmica social e o planejamento multissetorial.

Lixo

Acondicionados de forma inadequada, normalmente em sacos de supermercado, o lixo doméstico acaba sendo levado diretamente para as bocas-de-lobo, entupindo as galerias pluviais da cidade. A presidente lamenta que este tipo de atitude aconteça, pois compromete a drenagem das águas das chuvas, e apela para evitar jogar lixo nas vias públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário