terça-feira, 15 de julho de 2014

SAÚDE DE ARACAJU APRESENTA AS CONTRAINDICAÇÕES DAS VACINAS CONTRA A GRIPE E SARAMPO.

A Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de Imunização, apresenta as contraindicações das vacinas contra a Gripe Influenza e Sarampo, tendo em vista que muitas pessoas do público específico da campanha evitam se vacinarem quando estão gripadas ou doentes. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, as vacinas só são contraindicadas para quem tomou anteriormente e teve reação alérgica ou para os alérgicos ao ovo de galinha e seus derivados.

"Apesar de pessoas com gripe acharem que não podem tomar a vacina, somente os alérgicos ao ovo de galinha e as pessoas que tiveram reação nas doses anteriores é que não devem receber a vacina. Mas é importante alertar que, mesmo não sendo uma contraindicação, pessoas que se encontram com febre devem evitar se vacinarem enquanto a temperatura do corpo não voltar ao normal", explica Raulinna Gomes.

A vacinação continua acontecendo nas 43 Unidades de Saúde da Família. Até o momento, 77.723 doses foram aplicadas contra o vírus Influenza, o que corresponde a 68,90% do público alvo. Já contra o Sarampo foram imunizadas 26.232 crianças, com idades entre seis meses e menos de cinco anos, ou seja, 65,99%.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Aracaju, Débora Moura, para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é necessário o apoio da população, que precisa comparecer nas Unidades de Saúde, de segunda à sexta, das 7h às 17h, para receber as vacinas. "Nossa maior preocupação é com as crianças e gestantes que ainda não compareceram, principalmente as crianças, que devem receber tanto a vacina da Gripe quanto a do Sarampo.", diz.

Vale lembrar que o público alvo contra a influenza são gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, doentes crônicos e puérpera (mulheres que deram a luz há 45 dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário