quarta-feira, 13 de abril de 2011

GOVERNO DO ESTADO REINAUGURA RESTAURANTE PADRE PEDRO NO CENTRO DE ARACAJU.

Na manhã desta quarta-feira, 13, o governador Marcelo Déda promoveu a entrega oficial da reforma que foi realizada nas instalações do restaurante popular Padre Pedro, na avenida Carlos Firpo, no Centro da capital. O restaurante, mantido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), oferece cerca de 1.200 refeições diárias (de segunda a sexta) ao preço de R$ 1,00, atendendo, sobretudo, às pessoas em vulnerabilidade social, além de trabalhadores formais e informais da região.

As obras de reforma e recuperação do restaurante popular Padre Pedro contemplaram a execução de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão geral do telhado, cobertura, substituição do piso cerâmico, revestimento cerâmico do prédio e da fachada, modificação na cozinha e construção de banheiro para pessoas com necessidades especiais. Também foi colocado um toldo que contorna o prédio para evitar que as pessoas fiquem expostas ao sol ou à chuva enquanto esperam na fila. Ao todo, na reforma das instalações, foram investidos recursos superiores a R$ 300 mil pelo Governo do Estado, num convênio entre Cehop e Seides.

“Com essa entrega, estamos retomando uma importante ação social do Governo do Estado dentro do seu programa de combate à fome e inclusão social, disponibilizando alimentos de qualidade a preços módicos para a população mais carente especialmente do centro da cidade. Estas pessoas precisam deste restaurante funcionando para comer com qualidade a preços extremamente acessíveis”, destacou o governador Marcelo Déda.

Ele também lembrou que enquanto estava sendo executada esta reforma na unidade, o fornecimento das refeições estava sendo executado nas instalações do Vasco Esporte Clube, próximo ao Mercado Municipal Albano Franco. “Este atendimento foi mantido nas instalações do Vasco, e queremos agradecer à toda diretoria do clube por ter permitido que usássemos aquele espaço. Esta era uma reforma extremamente necessária pois, desde 2002, quando foi construído, este restaurante não recebeu nenhum tipo de reforma”, lembrou o governador.

Homenagem

Ao saudar a sobrinha do padre Pedro, Rute Gomes de Oliveira, que representou a família no ato, Marcelo Déda enfatizou a importância da homenagem ao nome do sacerdote que batiza a unidade. “Queremos registrar mais uma vez a nossa satisfação em verificar o nome do Padre Pedro batizando uma obra que é a cara dele. Padre Pedro foi um sacerdote dedicado à pobreza, um homem que levou a sério a sua dedicação aos mais pobres, e que fez da sua vida de dedicação sacerdotal uma missão de conforto aos mais necessitados”, sentenciou Déda.

Benefícios

Segundo a primeira-dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, a reforma buscou otimizar a utilização dos espaços, ampliando as áreas de atendimento para oferecer mais comodidade aos frequentadores. “Nós buscamos oferecer um ambiente mais confortável e adequado para que as pessoas possam fazer suas refeições. Quem passava por aqui podia constatar a situação precária das instalações que não condizia com a real função dessa unidade. Agora a estrutura é outra”, salientou Eliane Aquino.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Vânia Rodrigues, a unidade é uma das ferramentas para atendimento aos preceitos da Constituição Federal no que se refere à garantia do direito à alimentação. “Este serviço é uma maneira de atender ao que diz a Constituição, no seu artigo 6º, para a garantia do direito humano a uma alimentação adequada. Este é um restaurante popular existente desde 2002, que representa uma medida eficaz, neste governo, para garantir esse direito às populações mais vulneráveis da capital, sobretudo por estar localizado no Centro, facilitando o acesso”, avaliou.

Participaram da solenidade autoridades como o vice-governador Jackson Barreto, a deputada estadual Conceição Vieira, diversos secretários de Estado, membros da administração e representantes de entidades e da sociedade civil organizada.

Padre Pedro

Inaugurado em 04/02/2002, o Restaurante Popular Padre Pedro homenageia um homem que, em vida, foi exemplo de desapego aos bens e materiais e dedicação aos mais pobres. Padre Pedro peregrinava pelas ruas de Aracaju recolhendo donativos para doar pessoalmente aos que passavam fome, sede e frio nas ruas da cidade. Padre Pedro prestava ainda assistência espiritual aos enfermos que convalesciam em leitos de enfermaria dos hospitais de Aracaju. No Hospital Santa Izabel, onde foi Capelão por mais de 40 anos, as suas visitas eram diárias.

Pedro Alves de Oliveira, Padre Pedro, nasceu em 1904, em Riachão do Dantas, filho de Vilobaldo do Amaral e Maria Alves de Oliveira. No dia 8/12/1928, dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Aracaju, foi ordenado Padre. Foi vigário em Propriá, Rosário do Catete, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Tobias Barreto e Arauá. Pelas ruas de Aracaju ele conversava e dava conforto espiritual aos mendigos e sem-teto.

Também foi professor, lecionando na Escola Normal, no Colégio Tobias Barreto, no Atheneu e no Seminário. Faleceu em 21/07/1997. Em 2001, em eleição promovida pela TV Sergipe, Padre Pedro foi eleito pela população o Sergipano do Século XX. Entre seus irmãos estão o falecido pintor J. Inácio e o ex-vereador, professor aposentado de Economia da UFS, Rafael Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário