quarta-feira, 13 de abril de 2011

VICE-LÍDER DA OPOSIÇÃO MOSTRA PROBLEMAS EM HOSPITAIS DE ARACAJU.

O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Augusto Bezerra, esteve hoje pela manhã no Ministério Público Estadual (MPE) para entregar à promotora de Justiça, Euza Missano, cópias de reportagens exibidas em emissoras sergipanas sobre falhas no atendimento de dois hospitais da capital. O parlamentar entende que o papel do MPE tem sido vital para solucionar problemas que afetam a área.

Bezerra exibiu as reportagens aos colegas de parlamento. Numa das matérias, feita TV Atalaia, um pintor revela que sofreu um acidente de trabalho e esteve no Hospital João Alves para tratar do problema. Afirma ao repórter que deram alta sem solução para a mão que está fraturada. Já a TV Sergipe mostra o hospital municipal Nestor Piva, onde usuários reclamam da falta de médicos. Crianças são mostradas usando cadeiras como macas improvisadas. A demora no atendimento e a falta de macas causaram transtornos e queixas dos usuários.

“A Saúde em Sergipe só anda por causa da promotora Euza Missano, que um 'anjo' que tem acompanhado os problemas e buscado soluções. O hospital Cirurgia está com vários leitos vazios
e o Hospital da Polícia Militar está vazio e só é usado pelo alto escalão da PM. Os hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco são postos de saúde de péssima qualidade”, observou Bezerra em seu discurso.

Segundo o deputado, policiais militares são escalados para ficar nas duas unidades impedindo a população de entrar e reclamar. “Há mais PMs que médicos no local. Entreguei as duas reportagens à doutora Euza Missano. Na Maternidade Santa Isabel duas crianças ficam numa mesma incubadora”, comentou o parlamentar, que lamentou a situação da unidade materno-infantil.

“O Hospital de Lagarto é maravilhoso, tem tudo, menos médico. A maternidade da cidade não atende a toda região por causa de problemas políticos. O governador não gosta do comando político e por isso não recebe verbas. É um escândalo”, comentou o deputado, que tratou ainda da unidade de Capela, onde, segundo ele, uma maternidade funciona com o prédio onde as obras estão inacabadas. “Foram gastos dois milhões de reais na unidade, e ao invés de ser ampliada, foi reduzida”.

A Comissão de Saúde, disse Bezerra, precisa visitar esses locais. “Deputado não é para fica na cadeira sem ver o que acontece. Essa s imagens mostram que há propaganda enganosa. O Cirurgia e o HPM estão subutilizados”, disse o parlamentar, que destacou a atuação da comissão no debate de assuntos que vão ajudar a área de Saúde a buscar soluções. “Há uma preocupação com o tema porque o papel das comissões é atuar assim. As comissões não podem ser reunidas apenas para votar projetos do governo”, sugeriu.

“Independente de ser oposição ou situação, todos querem melhorar estes setores. A comissão teve a participação de vários parlamentares que estão preocupados com a saúde. Passei no MPE e constatei que a saúde de Aracaju e de Sergipe vêm sendo tocadas pelo MP. O hospital infantil José Machado de Souza foi desmantelado para ser transformado em pronto-socorro. Não temos hospital infantil em Sergipe. Os hospital regionais foram sucateados e os postos de saúde da prefeitura de Aracaju não podem funcionar como hospitais”, desatcou.

O deputado estadual e capitão Samuel Barreto pediu aparte ao colega e disse que o comando do Hospital da Polícia Militar está investigando se há abusos no uso da unidade. “O hospital tem estrutura para ser conveniado com o SUS, passando a ser da rede credenciada. Pode inclusive atender ao gargalo que há nas maternidades”, observou.

Visita do secretário

O presidente da Comissão de Saúde, Gilson Andrade, afirmou que a comissão elaborou uma agenda de trabalho para 2011. Lembrou que na pauta está a participação do secretário de Saúde do Estado, Antônio Carlos Guimarães, na comissão. “Ele virá a essa essa comissão mostrar suas metas”, avisou. Bezerra disse que ficou feliz em saber da intenção do secretário em comparecer na próxima quarta-feira na Comissão de Saúde da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário