terça-feira, 30 de agosto de 2011

ATO DE VANDALISMO DESTRÓI CRECHE MUNICIPAL.

Professores, alunos e coordenadores da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, localizada no bairro São Conrado, foram surpreendidos com a ação de vândalos que invadiram a unidade de ensino no último domingo, 28. Entre os prejuízos ocasionados pela invasão, o incêndio provocado nas duas salas do berçário após a queima do fardamento dos 210 alunos com idade entre 5 meses e 5 anos chocaram a comunidade.

"Não tenho palavras para descrever a tristeza que senti ao constatar tamanho ato de crueldade. As nossas crianças foram prejudicadas com a perda de inúmeros materiais, entre eles, ventiladores, liquidificador industrial, bebedouros, máquinas de lavar, micro-ondas, armários e cadeiras. É lamentável ter que suspender as aulas em função de uma ocorrência desta natureza, num espaço educativo que em muito serve os moradores da localidade", declarou em lágrimas a coordenadora geral da Emei, Maria Gorete de Andrade.

A depredação do espaço e o arrombamento das portas também contribuíram para afastar das salas de aula os meninos e meninas atendidos na escola municipal. Para Maria Gorete, uma das maiores lamentações foi a perda da sala de leitura, ambiente em que os pequeninos se dedicavam a aprendizagem com grande prazer.

"No momento que os moradores da comunidade identificaram o incêndio, logo entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, que não hesitou em conter a chama. Guardas municipais também marcaram presença e intensificaram a vigilância no local durante todo o domingo", acrescentou a coordenadora, ressaltando também a presença do vigilante José Romualdo de Menezes Santos, que noticiou os coordenadores escolares.

Para observar os estragos causados pelos vândalos e dar assistência à comunidade escolar, o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, esteve na Emei Júlio Prado Vasconcelos na manhã desta segunda-feira, 29, na presença da diretora de planejamento e da assessora técnica da Semed, Tereza Hortência Azevedo e Ruskaja Sandrin.

"Trata-se de um gesto criminoso que trouxe imenso dano à comunidade do bairro São Conrado. Temos aqui um recurso de interesse público que sofreu uma atrocidade sem medida, o que prejudicou o processo de aprendizagem das próprias crianças da localidade e os seus respectivos pais, que no momento, não têm onde deixar seus filhos. Asseguro que uma equipe formada por técnicos da Semed já está tomando as devidas providências, no sentido de recompor a pintura e todos os materiais danificados", garantiu Antônio Bittencourt.

O secretário municipal da Educação ainda se mostrou disposto a avaliar, juntamente com sua equipe técnica, a possibilidade de transferência dos alunos para outro espaço escolar, a fim de que o trabalho educativo realizado na escola não seja interrompido. O valor do prejuízo está sendo calculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário