terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROFISSIONAIS DO SAMU TREINAM USO DE INCUBADORA DE TRANSPORTE.

Foto:  Márcio Dantas

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) iniciaram na tarde de ontem, 22, um treinamento para remoções de recém-nascidos em incubadora de transporte. O treinamento, que aconteceu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), reuniu médicos, enfermeiros, assistentes de enfermagem e condutores. Uma outra turma passará por treinamento nesta terça, às 18h30.

As sete novas incubadoras do Samu 192 Sergipe, que é gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), estarão disponíveis nas Unidades de Suporte Avançado (USA). “Este é um serviço que já existe. Estamos implementando com equipamentos mais modernos. Qualquer transporte de recém-nascido para acontecer precisa ser feito em condições. Isto é, além de ter o equipamento adequado, é necessário saber se o bebê está em condições de ser transportado”, explicou Ronei Barbosa, gerente do Núcleo de Educação Permanente serviço.

Segundo o ministrante do curso, o enfermeiro Danilo Soletti, o treinamento é para criar um protocolo de atendimento em que a incubadora de transporte precisa ser utilizada. Conforme explicou o enfermeiro, isso aumenta a sobrevida do bebê e facilita o trabalho da equipe. “A incubadora fica sobre um suporte parecido com uma maca. Ela é móvel. Quando for necessário, basta colocá-la na viatura”.

Para a assistente de enfermagem Valdeci Santos, que trabalha na unidade de Tobias Barreto, esse tipo de equipamento vai facilitar o atendimento. “Estou conhecendo hoje esse tipo de equipamento. Acredito que o recém-nascido será transportado com mais conforto e segurança”.

Pacto

Conforme lembra o superintende do Samu, Leonardo Coelho, Sergipe é um dos estados que integra o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil Nordeste-Amazônia Legal, do Ministério da Saúde. No pacto está firmado que é preciso melhorar a atenção materno-infantil. “A partir daí, o Ministério preconizou que fossem adotadas diversas medidas, entre elas a aquisição da incubadora de transporte”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário