sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ESTUDANTES REALIZAM PASSEATA EM SOCORRO.

Diversos estudantes do município de Nossa Senhora do Socorro se reuniram, na tarde da quinta-feira, 18, em uma passeata em defesa da educação. O movimento partiu da praça do conjunto João Alves, com destino ao Sesi, no conjunto Marcos Freire I, onde os estudantes puderam acompanhar a apresentação de uma banda. A caminhada foi promovida pelo Agrupamento Socorrense de Juventude - ASJ. O prefeito Fábio Henrique marcou presença no evento.

Durante toda a caminhada, os jovens apresentavam a pauta de reivindicações. Entre os principais itens estão a requisição de 10% do PIB do país para a educação nacional, a gestão democrática nas escolas estaduais e a criação da Universidade Estadual. A expectativa da ASJ era reunir mais de 300 alunos das redes estadual e municipal de ensino de Socorro.

Para um dos organizadores, Stéfisson Barbosa, de início o objetivo era realizar o movimento no dia 11, quando se comemora o dia do estudante. "Mas como a data foi inviável, transferimos para este dia 18. Então, reunimos as lideranças jovens do município para fazermos essa festa", indica.

Ele conta que o trabalho do grupo foi iniciado com as lideranças dos grêmios estudantis. "Decidimos como seria e levantamos 10 pautas para serem expostas durante esta caminhada. Este ato vai incentivar a juventude e fazer com que os estudantes vejam que existem jovens dispostos a lutar por eles, e a ASJ está aqui para mostrar que lutamos pelo nosso município e pelo nosso Estado", diz Stéfisson.

Transporte

Para o componente da ASJ, Thiago José, a administração municipal de Socorro, por meio da Secretaria de Governo, tem apoiado os estudantes para a realização da Conferência Municipal da Juventude, que deve ocorrer em meados de setembro. "Queremos com isso ter alguém de Socorro representando Sergipe em Brasília", declara.

Para Cryslan Marx, da ASJ, o objetivo da passeata é chamar a atenção das autoridades competentes para que façam da educação e da juventude uma prioridade de Estado, não de governo. "Pretendemos mostrar com essa passeata que somos organizados e estamos aqui hoje para pedir melhorias na educação em todas as suas esferas", fala.

Prefeito

A passeata foi finalizada com uma realização de um show em frente ao Sesi. O prefeito Fábio Henrique esteve no local e apresentou várias ações da prefeitura no âmbito da educação. "Estou chegando de Brasília com a notícia da implantação do IFS aqui. Assinamos terça-feira com a presidente Dilma a autorização para a construção da nossa escola técnica federal, o que é muito bom para a nossa juventude. Vem aí também uma escola profissionalizante, vizinha ao Sesc, para que vocês possam aprender uma profissão. Conseguimos também trazer o Pró-Jovem, que este ano vai treinar 2 mil jovens para que possam aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho", enfatiza.

Fábio Henrique falou ainda sobre a inauguração do Shopping Prêmio, que ficará ao lado do Sesi. "O shopping vai ser inaugurado agora em setembro, com 122 lojas. Isso é uma notícia boa para a juventude, porque vai gerar 1.560 empregos diretos para o povo de Nossa Senhora do Socorro", destaca. Ele ainda agradeceu aos líderes dos movimentos jovens do município e se colocou à disposição de todos para o que for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário