quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FAMÍLIAS BENEFICIADAS COM AUXÍLIO MORADIA DEVEM SE RECADASTRAR.

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), prossegue com o recadastramento do auxílio moradia, que beneficia 1.850 famílias da capital. Desse total, cerca de mil beneficiados já foram recadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Maria, Coroa do Meio, Porto D'Anta, Alto da Jaqueira e Lamarão. Neste último, a renovação de cadastro aconteceu até o final da tarde desta quarta-feira, 17.

O recadastramento irá ocorrer até alcançar todas as famílias beneficiadas com o auxílio. O secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, adverte que as famílias que não se recadastrarem terão o benefício bloqueado . "Queremos com isso traçar o perfil das famílias beneficiadas, mas também excluir do auxílio moradia aqueles que o estão usando indevidamente, que agiram de má fé e se apropriaram de um benefício que é destinado àqueles que realmente dele necessitam", explicou Bosco Rolemberg.

A renovação do cadastro foi iniciada pelo Cras Santa Maria por ser o bairro com maior demanda. Nele, são mais de mil famílias atendidas pelo auxílio moradia. "Os beneficiados são egressos das invasões Morro do Avião, Arrozal, Quirino e outras áreas de risco que haviam se instalado ao longo do canal Santa Maria", explicou a coordenadora de Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira.

O recadastramento do auxílio moradia no Cras Dr. Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, aconteceu nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, para atender cerca de 70 famílias da comunidade beneficiadas com a ajuda no valor de R$300 concedida pela Prefeitura de Aracaju. Até a manhã desta quarta-feira, cerca de 50 famílias já tinham atualizado as informações, que vão desde a composição familiar, passando por escolaridade, naturalidade e faixa etária dos membros.

Compromisso

Segundo o secretário Bosco Rolemberg, no momento do recadastramento as famílias estão assinando um termo de compromisso responsabilizando-se a cumprir algumas determinações que visam gerar autonomia econômica para os beneficiados. "Não queremos apenas repassar o auxílio moradia, mas também que estas famílias acessem outros serviços que disponibilizamos e que irão melhorar a qualidade de suas vidas", esclareceu.

Assim, além de se comprometerem a entregar o recibo de pagamento de aluguel no prazo de cinco dias após o recebimento do auxílio moradia e estarem inscritas no Cadastro Único, as famílias terão que participar regularmente de reuniões, palestras e cursos de inclusão produtiva oferecidos pelos Cras; crianças, adolescentes e idosos deverão obrigatoriamente participar das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário