quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CEMAR OFERECE HOMEOPATIA COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO.

Além de uma extensa rede de atendimento com as Unidades de Saúde da Família e Unidades de Atendimento, o município dispõe também do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), que oferece gratuitamente consultas, exames e atendimento preventivo para a população. No pólo localizado no bairro Siqueira Campos, os pacientes podem usufruir de diversos serviços, como gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, além de atendimentos especializados, como acupuntura e a homeopatia.
Uma medicina alternativa, que busca a cura do ser humano, observando não somente a patologia que leva o paciente ao consultório, mas ele em sua globalidade. Essa é a base da medicina homeopática que, utilizando remédios naturais destinados a aumentar a capacidade curativa do organismo, procura resolver os problemas sem atacar unicamente os sintomas.

Segundo a homeopata do Cemar, Joésia Ramos, a medicina alternativa procura relacionar o emocional e o físico da pessoa. "É um tipo de medicina individual. É muito moderna porque ela trata a pessoa como um ser humano inteiro, no contexto de vida dele", explica a médica.

Ela acrescenta ainda que o atendimento é bastante individualizado, levando-se em conta características do paciente que, em geral, não são consideradas em uma consulta convencional. "Quando fazemos o atendimento, vemos como é o perfil da pessoa e procuramos a semelhança entre o medicamento e ela, e isso é uma das grandes diferenças da medicina tradicional", conta.

Consulta

A consulta a um homeopata se assemelha bastante à de um psicólogo, pois através de uma conversa longa, o médico procura conhecer o estado emocional, físico e mental do seu paciente, pois só conhecendo-o profundamente, poderá receitar um medicamento que se aproxime do seu perfil. "Não é uma consulta de psicologia, porém, o psiquismo do paciente está imerso no nosso trabalho, já que nós observamos seu universo interior e exterior", explica Joésia.

É necessário que o paciente consulte com frequência o seu homeopata para que o médico possa acompanhar a reação do medicamento. "Vai chegar um momento em que a dosagem não vai ser mais a mesma, pois a pessoa mudou em algum ponto interno, e é necessário que o medicamento altere junto com ela", conta.

Indicações

A homeopata explica que doenças corriqueiras como renite, faringite, dores de ouvido, garganta, gripes e resfriados frequentes, problemas de alergia, dores de estômago e inflamações podem ser tratadas pela homeopatia, com resultados são bastante satisfatórios. "Muitas pessoas ficam tomando vários remédios alopáticos que acabam sendo prejudiciais, enquanto que a homeopatia as trataria de forma natural", ressalta. É preferível que o tratamento homeopático se inicie antes que os pacientes se mediquem com remédios tradicionais, pois pode haver uma dificuldade no efeito da medicação.

Ela explica, também, que há a possibilidade de tratar doenças mais graves com a homeopatia, como o câncer ou a trombose, mas é necessário um monitoramento rígido do médico e um comprometimento do paciente com o tratamento. "Doenças mais graves, quando tratadas pela medicina alternativa, precisam de muitas regras, comprometimento do paciente e cuidados. Assim, muitas vezes, é preferível o tratamento alopático", salienta. O tratamento homeopático também pode ser feito paralelamente à medicina tradicional, já que uma atinge a doença diretamente, e a outra cuida do indivíduo por completo.

Os medicamentos homeopáticos são feitos a partir de produtos naturais, seja ele animal, vegetal ou mineral. A partir daí, eles sofrem um processo farmacêutico que transforma a matéria-prima no estado líquido, adicionados em água e álcool. "O efeito colateral da alopatia pode prejudicar outros órgãos, já a homeopatia não tem efeito colateral, pois além de ser produzido especialmente para a pessoa, todos são naturais", explica a homeopata Joésia.

Atendimento

O Cemar, localizado na Rua Bahia, disponibiliza dois homeopatas, disponíveis de segunda a quinta-feira, a partir das 13h. Para os pacientes que têm interesse em fazer o tratamento homeopático, é necessário ir ao posto de saúde mais próximo e para ser encaminhado pelo seu clínico para a unidade de especialidades. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-3004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário