terça-feira, 18 de outubro de 2011

TAXISTAS DE ARACAJU SERÃO CAPACITADOS.

Em uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), será desenvolvido o primeiro Curso de Capacitação para Taxista de Aracaju. A assinatura do contrato para o desenvolvimento do curso ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório do aeroporto Santa Maria.

O objetivo é dar mais qualidade ao serviço prestado pelos taxistas que circulam em Aracaju. A medida cumpre o que determina a Lei Federal nº 12.468, que regulamenta a profissão de taxista. De acordo com o artigo 3º, a profissão só pode ser exercida por aquele que participar de curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, promovido por entidade reconhecida pelo respectivo órgão autorizatário.

Qualificação

Na primeira turma 60 taxistas da Cooperativa de Táxi do Aeroporto de Aracaju (Comtaju) serão beneficiados com a capacitação. As aulas serão ministradas pela equipe do Sest/Senat, com início no dia 24 de outubro, e vão até o dia 12 de de dezembro. Ao todo são 84 horas de curso, divididas em aulas com duração de duas horas, todos os dias úteis da semana. “Além de estarmos cumprindo uma Lei Federal, estamos também melhorando a condição de trabalho dos taxistas que, capacitados, poderão atender com mais qualidade e eficiência seus passageiros. Começamos pelo aeroporto porque é uma das portas de entrada da nossa cidade e todos os profissionais precisam ser bem capacitados para que os turistas levem a melhor imagem possível de Aracaju”, declara o superintendente Antônio Samarone.

O curso de capacitação para os taxistas será divido em três módulos: básico, intermediário I e intermediário II. Os profissionais, além de receberem as aulas exigidas por lei, terão ainda aulas de inglês básico, marketing pessoal, saúde e qualidade de vida, preservação do meio ambiente, apresentação de pontos turísticos, entre outras.

Benefícios

Para o secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha Filho, este é o momento ideal para firmar parcerias que visem promover a qualificação dos profissionais que atendem os turistas na capital. “Até o fim do ano teremos 44 voos diários desembarcando no aeroporto Santa Maria, mais de um milhão de pessoas já terão circulado em nosso aeroporto. Aliado ao grande crescimento do turismo, temos que nos preocupar com a qualificação do serviço. Nosso objetivo é que o turista seja bem atendido tanto pelo taxista, que o recepciona em sua chegada, quanto pelo vendedor de coco da orla de Atalaia”, coloca.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Aracaju, Waldson Azevedo, acredita que a capacitação só traz benefícios à categoria. “A capacitação, além de melhorar o atendimento que prestamos diariamente a nosso clientes, também melhora a nossa autoestima, pois nos sentiremos mais aptos a desenvolver o nosso trabalho. O sindicato espera que este curso atinja o mais rápido possível todos os 2.080 taxistas que circulam em nossa cidade”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário