A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite será encerrada na próxima sexta-feira, 16. Os municípios precisam mobilizar a comunidade para vacinar as crianças menores de cinco anos. Até o momento, 36 dos 75 municípios sergipanos ainda não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar 95% das crianças contra a paralisia infantil.
Em Sergipe, foram vacinadas 151 mil crianças entre 0 e 5 anos, o que representa 87% da população alvo. Para que o Estado alcance a meta do MS, é necessário imunizar 164.852 crianças. “É muito importante que os pais e os responsáveis levem suas crianças para tomar a vacina. Faz 23 anos que o Brasil não registra nenhum caso de paralisia infantil e temos que manter essa doença erradicada. A prevenção é o melhor caminho na promoção à Saúde", alertou Silvio Santos, secretário estadual da Saúde.
Sândala Teles, gerente do programa Estadual de Imunização, relata que "dentre os municípios que não atingiram a meta das crianças imunizadas, estão Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Porto da Folha".
A gerente recomenda ainda que "os agentes comunitários de saúde localizem as crianças que não tomaram a vacina e as encaminhe para as unidades básicas de saúde. Já os locais que possuem zona rural, é recomendado que a vacina seja levada até as comunidades pelas equipes de saúde”, explica.
Sobre as contra-indicações para a vacina, o setor de imunização alerta que as crianças que apresentarem febre e vômito devem esperar a melhora do sintoma para tomar as duas gotinhas contra a paralisia.
Campanha
Desde o início da 33ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite, no último dia 16 de junho, foram distribuídas 217 mil doses para 350 postos de saúde em todo estado. Também foram mobilizados três mil profissionais de saúde e de outras áreas e disponibilizados 250 veículos.
Histórico da vacinação
Em 2008 e 2009 foram vacinadas 99% das crianças. Já em 2010, 96,6% do público-alvo recebeu as duas gotinhas e em 2011, 100% das crianças receberam a dose contra a poliomielite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário